Home » Esportes » Futebol » Botafogo » Experiente e vitorioso, Vica é o novo técnico do Botafogo

Experiente e vitorioso, Vica é o novo técnico do Botafogo

Experiente treinador, com passagens vitoriosas pelo futebol do Nordeste, acessos e títulos no currículo se apresenta nesta segunda-feira, em Santa Cruz.

Após a saída de Rodrigo Fonseca, a diretoria do Botafogo agiu rápido e anunciou a contratação do técnico Vica, experiente profissional com dois acessos na Série C e passagens marcantes no futebol do nordeste. Ele foi campeão em 2013 com o Santa Cruz e vice em 2009 com o ASA, onde é ídolo e marcou história também com títulos estaduais. Tem 56 anos e é natural de Araraquara-SP por onde também fez história como atleta da Ferroviária.

“O Vica é um técnico experiente, com passagens vitoriosas e conhecedor da divisão. Tem todas as condições para nos levar ao acesso. Nosso elenco é forte e com o novo treinador, tenho certeza, nos levará ao acesso. Precisamos nesse momento de união total de nossa coletividade, de apoio ao grupo, para que possamos juntos comemorar essa tão sonhada vaga na Série B”, comentou o presidente Gerson Engracia.

Vica foi contratado junto de seu auxiliar técnico Ruben Furtenbach, ex-lateral-direito uruguaio que está ao ao lado do comandante há mais de 15 anos e também fez parte das diversas conquistas do treinador. Recentemente, ambos foram contratados para livrar o XV de Piracicaba do rebaixamento na Série A-2. Em uma missão quase impossível, o time de Piracicaba se salvou na ultima rodada após brilhante trabalho da dupla.

“Começamos a conversar ontem e definimos hoje cedo a minha ida. Uma grande oportunidade em um grande clube, com muita tradição. Nesse curto espaço de tempo, queremos contribuir para a nossa classificação e, depois, logicamente buscar o acesso e brigar por titulo. Esse é o pensamento”, destacou o novo técnico botafoguense.

O novo técnico botafoguense assistiu boa parte dos jogos do clube na Série C, conhece o elenco e afirma estar pronto para buscar a classificação.

“Vamos depender muito do entendimento dos atletas para fazermos um bom trabalho. Eu passei muitos anos no Nordeste, conheço todos os clubes e estava acompanhando os jogos da Série C. Isso ajudará muito para um possível mata-mata. Porém, primeiro temos que nos classificar. Esses três jogos são nossas primeiras decisões. O foco total agora é na classificação”, concluiu Vica.

O treinador será apresentado à imprensa nesta segunda-feira, dia 21, às 15h00, na Sala de Entrevistas do Estádio Santa Cruz.

Sobre josé Luis Mauro, mais conhecido como Vica  de Araraquara, nascido em 10 de março de 1961, quando jogador atuava como zagueiro.

Como jogador

Jogou como zagueiro em clubes como Ferroviária e Joinville, e nos três principais clube do Paraná: Coritiba, Paraná e Atlético Paranaense. No entanto, foi no Fluminense onde obteria seus maiores triunfos, como o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1984 e dois títulos do tricampeonato carioca entre 1983 e 1985, o de 1984 e o de 1985.

Pelo Fluminense Vica disputou 237 jogos, com 120 vitórias, 73 empates e 44 derrotas, marcando 2 gols, entre 1984 e 1992.

Como treinador

Ao encerrar a carreira, tornou-se treinador, com passagens por São Caetano, Anapolina, Atlético Goianiense, Goiás e Santo André. Pelo ASA, conquistou os títulos de campeão alagoano de 2009 e 2011, vice-campeão alagoano em 2010 e vice-campeão da Série C em 2009, levando o clube à Série B no ano seguinte, onde, após três temporadas, deixou o cargo de treinador, no clube alagoano.

Em janeiro de 2012, foi anunciado o seu retorno ao comando da Anapolina e, em junho, foi para o Fortaleza.

Vica chegou e “arrasou” no Fortaleza, torcedores já tinha dado como certa a subida para a série B, mas para a frustração dos torcedores do Leão, o Fortaleza empatou o primeiro jogo e perdeu dentro de casa o segundo, sendo eliminado da disputa ao ascenso pelo Oeste, que ficou com uma das vagas. Vica disputou a Copa do Nordeste e, com o time desacreditado no início, quase não avançou para as quartas-de-final. Quando chegou na semifinal, acabou sendo eliminado, ganhando o primeiro jogo mas perdendo o segundo em Campina Grande por um pênalti (marcado indevidamente) a favor da equipe do Campinense. Após a eliminação para os paraibanos, Vica conversou com a diretoria do Fortaleza e entregou o cargo de técnico.

Estes são apenas alguns dos resultados do futuro treinador do Botafogo.

Comente

Deixe uma resposta