InícioEsportesComeça mais uma edição da OlimPIC

Começa mais uma edição da OlimPIC

- continua após a publicidade -

Está tudo pronto para a realização da 22ª OlimPIC, a olímpiada dos participantes do Programa de Integração Comunitária (PIC). O evento começa nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, e segue até domingo, 02 de dezembro, com a participação de 250 integrantes do PIC dos 57 núcleos nas disputas.

Realizado pela Secretaria de Esportes, na Cava do Bosque, com apoio da Secretaria de Assistência Social, a OlimPIC é uma confraternização entre os integrantes do PIC, uma forma de encerrar as atividades que os participantes realizam durante o ano, onde todos recebem medalhas pela participação.

O secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, observa o importante papel que o esporte tem para as pessoas da melhor idade ao oferecer mais qualidade de vida, além da Secretaria Municipal de Esportes estar honrada em fazer parte desse sucesso.

A abertura oficial acontece neste sábado, dia 1º de dezembro, no ginásio principal da Cava do Bosque, às 8h30, com o desfile dos atletas participantes. Entre as modalidades disputadas pelos atletas do PIC estão o atletismo, buraco, coreografia, damas, dominó, natação, vôlei adaptado e truco.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Esse evento é de extrema importância para os integrantes do PIC, pois é muito esperado e aguardado pelos participantes, uma grande confraternização entre todas as pessoas quando estão no evento. Teremos uma programação extensa durante a OlimPIC, com jogos de vôlei, de mesa e as coreografias, que é a sensação desse evento”, disse Paulo Picolo.

A representante do PIC de Bonfim Paulista, Hebe Meirelles, considera a OlimPIC um dos melhores eventos que participa, pois todos os PICs podem se encontrar para fazer uma grande festa e se divertir. “Tem as competições esportivas como coreografia, atletismo e os jogos de mesa, onde os participantes no final de cada modalidade recebem suas medalhas e saem muito felizes com tudo isso”, explicou Hebe Meirelles.

 “A experiência que a gente adquire com nossos meninos e as meninas do PIC é imensurável. Ficamos motivados no dia a dia com a entrega deles em cada atividade que se propõem a fazer, como nas atividades esportivas. Eles foram campeões dos Jori e disputaram diversos torneios alcançando excelentes resultados. Por isso, tenho certeza que irão fazer uma OlimPIC de alto nível técnico, além da alegria e festa, como sempre fazem”, afirmou Ricardo Aguiar.

O PIC
Implantado após um estudo de doutorado feito com idosos da Vila Tibério, o PIC conta hoje com cerca de dois mil participantes na faixa etária acima dos 40 anos, divididos em 54 núcleos. Suas atividades são realizadas em praças, centros comunitários, escolas e igrejas. O programa também realiza festas de confraternização, passeios em grupos, reuniões mensais com os representantes e professores.

A intenção do trabalho do PIC é promover a saúde integral da população, antes que a doença apareça ou no caso das moléstias crônicas típicas da 3ª idade, antes que elas provoquem sequelas agravantes, como as ocorridas na hipertensão, diabetes, dislipidemias, degenerações e até mesmo a depressão, comum em muitos idosos. As aulas acontecem de segundas a sextas-feiras, sempre ministradas por professores de educação física, onde cada professor é responsável por dois núcleos.

Entre os participantes, muitos são selecionados para treinar e representar a cidade de Ribeirão Preto nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), pelos quais são octacampeões e somam 15 títulos gerais em 22 edições dos Jori. Também participam dos Jogos Abertos do Idoso (JAI). No final do ano é realizada a OlimPIC para os atletas desses grupos, fazendo uma grande confraternização entre eles.

O programa realiza ações sociais, ajudando as comunidades mais necessitadas, com doações de fraudas, roupas, remédios e alimentos. O PIC realiza também uma campanha de doação de sangue uma vez por ano.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow

Viola Show recebe homenagem pública por seus 20 anos em Ribeirão Preto

Durante sessão solene na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, no último dia 16, a empresa Viola Show foi homenageada pelos seus 20 anos de atuação.

O golpe ocorreu e eles estão no poder. Revelados documentos para o mundo

BOMBA!!! Congresso americano publica as decisões ilegais de Moraes - Ditadura escancarada, o Brasil não é mais uma DEMOCRACIA.

🤠🚌 Rodeio terá linha especial de ônibus na madrugada! Prepare-se para a festa! 🌟

PróUrbano, vai disponibilizar uma linha especial de transporte coletivo urbano na madrugada para os aficionados pelo Ribeirão Rodeio Music, que acontecerá neste sábado, dia 20 de abril, no Parque Permanente de Exposições.

🎶 Choro da Casa Retorna ao Palco do “Chorinho na 7”! Não Perca! 🎵

Os amantes da música brasileira terão a oportunidade de se encantar com mais uma apresentação do grupo Choro da Casa no projeto "Chorinho na 7".
- PUBLICIDADE -