InícioEsportesAluno do projeto "SuperAção" participa dos Jogos Paralímpicos Universitários

Aluno do projeto “SuperAção” participa dos Jogos Paralímpicos Universitários

- continua após a publicidade -

Mateus Benini, aluno das turmas de natação e parabadminton do projeto “SuperAção”, participou da segunda edição dos Jogos Paralímpicos Universitários, realizada entre os dias 26 e 30 de julho, em São Paulo. O evento reuniu mais de 250 atletas de judô, tênis de mesa, natação, atletismo, parabadminton e bocha.

Esta foi a primeira vez que um atleta ribeirãopretano de parabadminton representou a cidade em uma competição oficial. Mateus tem 26 anos e é estudante de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). Ele perdeu o movimento do braço esquerdo em um acidente de moto, há cerca de quatro anos.

As aulas de parabadminton, promovidas pelo “SuperAção”, são realizadas na quadra do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER), no campus da USP. Foi assim que Mateus descobriu a modalidade e o professor Paulo Sérgio Sargento. O atleta, que também disputou as provas de natação, falou sobre a experiência de participar de um evento deste porte. “Foi incrível e inexplicável. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de todo o Brasil, com diversas deficiências. Apesar de não ter ido tão bem, a participação foi um estímulo para treinar ainda mais e me dedicar à modalidade”, ressaltou. Ele também afirmou que durante os Jogos, havia um clima amistoso e uma competição saudável entre os adversários.

Por fim, Mateus deixou um recado a todos. “Não tenham medo, não fiquem parados. Todas as pessoas precisam de uma atividade física, para o bem estar físico e mental. Pratiquem algum esporte, ele muda vidas”, concluiu.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os Jogos Paralímpicos Universitários são organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). No evento, os três primeiros de cada prova foram premiados com medalhas e as universidades que representam somaram pontos pelo desempenho. O formato tem como objetivo incentivar faculdades a inscrever cada vez mais atletas nas futuras edições.

Sobre o projeto

O projeto “Superação” foi criado com o objetivo de incluir as pessoas com algum tipo de deficiência no esporte. As modalidades trabalhadas, de forma gratuita, são basquete em cadeira de rodas, parabadminton, futebol de sete, futebol de cinco, teatro, balé e natação.

As aulas de basquete em cadeira de rodas, parabadminton e futebol de sete são realizadas no campus da USP. Já o futebol de cinco, o teatro e o balé são oferecidos na sede da Adevirp, enquanto a natação é praticada na Associação Cristã de Moços (ACM).

O “SuperAção” é realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), Ministério da Saúde e Governo Federal.

Conta com os patrocínios da UEG Araucária, IHARA, Sistema Integrado Martins e Smart Supermercados. O projeto recebe, ainda, apoio da Marins Consultoria, Passaredo Linhas Aéreas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, ACM, USP e ADEVIRP.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -