InícioEsportes24ª edição do Dia do Desafio acontece dia 30 de maio

24ª edição do Dia do Desafio acontece dia 30 de maio

- continua após a publicidade -

A 24ª edição do Dia do Desafio acontece no dia 30 de maio (quarta-feira) em mais de três mil cidades de 15 países. Coordenado pelo Sesc São Paulo no continente americano, a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico esportivas é realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo  de sensibilizar, de indivíduos a organizações, para a promoção e prática de atividades físicas e esportivas.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “o Dia do Desafio reúne eixos essenciais de nossa ação institucional, como a cooperação, a promoção do lazer e o engajamento comunitário. Nesta edição, por meio de um decreto presidencial, o evento passa a fazer parte do calendário oficial do Brasil, consolidando-o como uma iniciativa que mobiliza prefeituras, instituições e pessoas comprometidas com a redução do sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida”.

arquivo pessoal

O evento propõe uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, vencendo aquela que conseguir mobilizar a maior porcentagem de participantes em relação ao número de habitantes. A partir deste ano, as cidades competirão entre si por três edições (de 2018 a 2020) com o objetivo de aumentar o vínculo entre elas.

As duplas de cidades competidoras foram formadas durante sorteio realizado dia 07 de maio, no Sesc Jundiaí (SP). A cidade de São Paulo, por exemplo, enfrenta Caracas, capital da Venezuela, enquanto o município de Santos

(SP) compete com Macapá (AP), e assim por diante. No Brasil, se inscreveram mais de 1.860 municípios de 19 estados. Só no estado de São Paulo, 551 cidades participam da competição.

“A cada edição do Dia do Desafio descobrimos novas formas de motivar pessoas, grupos e cidades a praticar esportes e atividades físicas. Neste ano, buscamos estimular ainda mais a troca de experiências entre as cidades participantes, propondo que as mesmas sigam competindo por 3 anos – de 2018 a 2020 – e somando esforços para aumentar, a cada ano, o número de praticantes de atividades físicas e esportivas”, ressalta Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Destinada a pessoas de todas as idades, a programação do Dia do Desafio é desenvolvida pelas prefeituras em parceria com instituições públicas e privadas, estimulando que a população se aproprie de suas cidades para práticas coletivas e saudáveis.

Os destaques incluem a Caminhada do Desafio com Vanderlei Cordeiro de Lima, organizada pelo Sesc Jundiaí;  a apresentação de Sandro Dias e Fabíola da Silva, em que o skatista e atleta de patins inline falam sobre os desafio dos esportes de rua, promovida pelo Sesc Bauru; a prova 30 Km de Ciclismo, organizada pelo Sesc Catanduva , com percurso entre as cidades de Tabapuã e Catanduva;  o Desafio na Comunidade com a participação ginasta Daniele Hypolito, promovido pelo Sesc Piracicaba; o E-desafio Presidente Prudente x Birigui, em que as duas cidades se desafiam na Ginastica Multifuncional por meio de uma videoconferência, entre as unidades do Sesc;  a vivência de Salto com Vara com os ex-atletas olímpicos Fabiana Murer e Carlos Chinin, promovida pelo Sesc Rio Preto; a Corrida Noturna realizada pelo Sesc Santos, com largada às 0h do dia 30; o Encontro com o atleta Marílson Gomes, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro, realizado no Sesc São Carlos; entre outras atividades.

Confira abaixo os destaques da programação do Sesc Ribeirão Preto:

AULA ABERTAS

ARENA ESPORTIVA DE ARTES MARCIAIS

Com Adriana Araújo (Boxe) e Kyra Gracie (Jiu Jitsu) Circuito composto por dois tipos de lutas diferentes: jiu jitsu e boxe, com o objetivo de apresentar movimentos básicos e curiosidades das modalidades, valorizando o esporte como manifestação cultural e elemento de educação permanente. Pessoas iniciantes e experientes podem participar da vivência.

Dia 29, terça, 19h às 21h30.

Ginásio. 200 lugares. Grátis

Acesso livre.

DESAFIOS CIRCENSES

Espaço destinado à Experimentação dos movimentos circenses, por meio de aparelhos e acessórios como trapézio, lira e malabares. Neste espaço, o público também será desafiado a realizar alguns exercícios de solo que exigem força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação.

Dia 30, quarta, 13h às 21h30.

Quintal. Grátis  Acesso livre.

DESAFIOS GINÁSTICOS

Espaço destinado à experimentação da ginástica artística, rítmica e acrobática, por meio de aparelhos e equipamentos. O público também será desafiado a realizar alguns exercícios de solo que exigem força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação.

Dia 30, quarta, 13h às 18h30.

Convivência. Grátis   Acesso livre.

 O DUELO: RIBEIRÃO PRETO VERSUS RIO DE JANEIRO Funk Fockers Crewonvida Os Clássicos do Passinho A estética de rua e dos bailes onde os passos e o gestual do Passinho foram criados propiciou o surgimento desta intervenção artística e urbana, um desdobramento do ritmo em uma competição de passos e beats do funk carioca. Através das batidas do Funk e dos MCs, cada dançarino cria movimentos com a intenção de se sobrepor ao outro em batalhas e duelos. A dança possui características e movimentos do frevo, capoeira, samba e break, assim como da mímica do kuduro e do contorcionismo. O Passinho ganha espaço e transita em um país que historicamente estigmatiza expressões artísticas oriundas das favelas.

Dia 30, quarta,  20h às 21h30.

Convivência. Grátis   Acesso livre.

Confira a programação completa em sescsp.org.br/diadodesafio.

Sobre o Dia do Desafio

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Realizado pelas prefeituras municipais em parceria com instituições públicas e privadas, o evento é coordenado pelo Sesc SP no Brasil desde 1995, e no continente americano desde 2000.

No ano passado, a campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes. Só no Brasil, cerca de duas mil cidades de 21 estados conseguiram mobilizar mais de 27 milhões de pessoas.

No último dia 4 de abril, o Presidente da República sancionou a Lei nº 13.465/2018, que institui o Dia Nacional do Desafio. Assim, a partir deste ano, toda última quarta-feira do mês de maio será, oficialmente, o Dia do Desafio em todo o território nacional.

Serviço

Dia do Desafio

30 de maio de 2018

Todas as unidades do Sesc São Paulo (capital, litoral e interior) Classificação indicativa: Livre Gratuito Mais informações: www.diadodesafio.org.br

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -