InícioEspeciaisFeira do LivroFeira Nacional do Livro terá debates literários e espetáculo musical nesta sexta

Feira Nacional do Livro terá debates literários e espetáculo musical nesta sexta

- continua após a publicidade -

Com atividades em 13 locais diferentes da cidade, a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto coloca o Theatro Pedro II como principal palco da programação desta sexta-feira, dia 9 de junho. O teatro vai receber Salões de Ideias com Luis Fernando Veríssimo, Pedro Bandeira, além da Conferência com o educador César Nunes e o espetáculo musical do trio vocal a capela Os Trappistas.

O dia começa com a presença do grande escritor brasileiro Luis Fernando Veríssimo em contato com estudantes do projeto Combinando Palavras, a partir das 8h30, na Sala Principal do Pedro II. Segundo a organização da feira, há muita expectativa por parte dos alunos, já que estudaram a obra do autor, prepararam textos e vêm em grupo para a feira para conhecê-lo.

O Combinando Palavras é uma realização da Fundação do Livro e Leitura, com apoio do Sesc e da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto. A presidente da Fundação do Livro e Leitura e um das curadoras da feira, Adriana Silva, explica que, após muita leitura, aulas especiais, visitas a bibliotecas, dinâmicas, com interpretação e produção de textos, oficinas e atividades extras, esses jovens leitores vêm para a feira com outros olhares e percepções.

“Os alunos estão conhecendo os escritores, ouvindo suas histórias pessoais e relatos e interagindo com eles. Essa é uma oportunidade marcante na vida deles”, destaca.

Para o gerente do Sesc Ribeirão, Mauro Jensen, “ter a oportunidade de conhecer a obra de escritores contemporâneos, que têm relevância e trazem questões e inquietações atuais, e depois poder conversar com eles, é uma experiência inusitada”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Escritor, humorista, cartunista, roteirista e tradutor, Veríssimo possui mais de 60 títulos publicados e é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos com mais de 5 milhões de livros vendidos. Às 16h30, o autor também participa de Salão de Ideias aberto ao público em geral, na Sala Principal do Theatro Pedro II.

Outras atrações

Ás 10h, o bate-papo é com Nancy Assad, no Auditório Pedro Paulo da Silva do Centro Cultural Palace.  A jornalista, graduada em Filosofia, e especialista em Marketing, Pedagogia Empresarial e Comunicação Estratégica, é autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade”, da Editora Gente, “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa”, da Editora Saraiva, “Liderança Eficaz – Como Vencer Desafios Utilizando Comunicação Estratégica, Negociação e Ética”, da Editora Publit e “Marketing de Conteúdo – Como Fazer Sua Empresa Decolar no Meio Digital”, da editora Atlas. É palestrante e professora de Comunicação e Ética em cursos de pós-graduação.

Pedro Bandeira também marca presença novamente na Feira do Livro para participar de um Salão de Ideias, às 14h30, no Theatro Pedro II. Autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (23 milhões de exemplares até 2012), ele é especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, proferindo conferências para professores em todo o país. Vários de seus livros se tornaram clássicos e lhe renderam prêmios, como o Jabuti de 1986.

Em parceria com o Sesi, a Feira do Livro recebe o escritor Jorge Miguel Marinho para uma palestra na Biblioteca Padre Euclides, às 15h. Escritor, roteirista e ator, Jorge Miguel Marinho possui mestrado na área de Literatura pela Universidade de São Paulo (USP) e ministra aulas de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa em escolas e universidades.

A música também será destaque na programação. O espaço da Tenda Sesc promove o espetáculo lítero-musical com Canto Livro “Clarice Lispector: Que mistério tem Clarice”. O projeto foi idealizado por Jean Garfunkel, poeta, cantor e compositor, juntamente com sua filha, a cantora e narradora Joana Garfunkel. Já às 21h30, no Theatro Pedro II acontece o espetáculo musical com o Trio Vocal a capela “Os Trappistas”. O grupo apresenta canções inéditas de Walter Nascimento, com textos infantis do escritor e psicanalista Rubem Alves e narração da jornalista Edlaine Garcia, que divide o palco com Os Trappistas.

Debate para educadores

A Conferência Internacional de Literatura e Educação chega ao fim nesta sexta (9). O último encontro será com o educador brasileiro, César Nunes (autor educação homenageado pela 17ª Feira do Livro). A conferência acontece às 19h30, no Theatro Pedro II. Professor titular de Filosofia e Educação da Unicamp, César Nunes abordará a educação afetiva e a necessidade de uma ética sexual. Ele destaca o sentido da sexualidade e da corporeidade na atualidade, na manipulação do corpo e da sexualidade como instrumentos de mercantilização e de hedonismo.

César Nunes é um dos mais destacados palestrantes e conferencistas sobre o tema educação no Brasil. É licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Foi professor da Educação Básica e coordenador pedagógico em Escolas da educação fundamental e média da região de Campinas (SP). Mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação pela Unicamp é professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, na área de Filosofia da Educação, onde atua desde 1996 e, coordenador geral (líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDÉIA. Escreveu 26 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. É presidente nacional da Abrades (Associação Brasileira Para a Educação Afetiva e Ética Sexual).

17ª Feira Nacional do Livro

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é “Do conhecimento que liberta ao amor que educa – o livro na escola” com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa – ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -