InícioEspeciaisFeira do LivroConcerto da Bachiana Filarmônica abre a 18ª edição da Feira Nacional ...

Concerto da Bachiana Filarmônica abre a 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Abertura será realizada no dia 19 de maio (sábado), no Theatro Pedro II, e contará com apresentação do Coral Unaerp a partir das 18h30. Às 19h acontece a cerimônia oficial e na sequência haverá o concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, com participação especial do maestro João Carlos Martins.

A abertura da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece no dia 19 de maio (sábado), no Theatro Pedro II, e promete ser muito especial. A programação começa às 18h30 com apresentação do Coral Unaerp no hall de entrada do teatro e às 19h será realizada a cerimônia oficial. O ponto alto da programação da noite é o concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins. A orquestra entra no palco às 20h e presenteia o público com canções como Concerto nº 5 “Imperador” e Love Of My Life.

Na abertura, o Coral da Unaerp vai apresentar um repertório eclético, com a participação de alunos, professores e funcionários da Universidade de Ribeirão Preto, juntamente com a pianista Suzana Samorano e sob a regência da musicista e cantora lírica, Cristina Modé Angelotti.

Já a Bachiana Filarmônica mantida pelo Sesi-SP traz um concerto de música clássica de alta qualidade técnica e artística e representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Do clássico ao rock, o repertório promete emocionar o público com a interpretação singular da filarmônica para canções de Beethoven, Bach, Mozart, Adoniran Barbosa, The Beatles e Queen. Mais do que uma apresentação, trata-se de um encontro entre os ouvintes e os músicos da orquestra. Ao longo do espetáculo, o maestro interage com a plateia e, em um momento especial, assume o piano e relembra sua trajetória como concertista.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Bachiana tem como objetivo abrir múltiplas oportunidades profissionais e levar a cultura da música erudita a milhares de brasileiros. A orquestra conta com a direção do maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes do compostior Johann Sebastian Bach e um dos músicos brasileiros mais respeitados mundialmente. Devido a problemas de saúde teve que abandonar sua carreira como pianista, onde havia alcançado diversas conquistas como gravar a obra completa de Bach, para se dedicar exclusivamente a regência.

As atrações da abertura da 18ª Feira do Livro são gratuitas e abertas ao público, porém é necessário retirar senha na bilheteria do Theatro Pedro II no dia do evento. A distribuição das senhas será iniciada às 10h e está sujeita à lotação do espaço. Não será permitida a entrada do público após o início da cerimônia.

Repertório – Concerto Bachiana Filarmônica Sesi-SP
Johann Sebastian Bach – Jesus Alegria dos Homens
Ludwig Van Beethoven – As Criaturas de Prometheus
Ludwig Van Beethoven – Concerto nº 5 “Imperador” (2º mov)
Ludwig Van Beethoven – Sinfonia nº 5 (4º mov)
W. A Mozart – Concerto para Piano nº 21 (2º mov)
The Beatles – Yesterday
Freddie Mercury – Love of my life
Ennio Morricone – A Missão / Cine Paradiso
Astor Piazzola – Libertango
Adoniram Barbosa – Trem das Onze

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Nomes como Fernanda Takai, Ignácio de Loyola Brandão, Alice Ruiz, Mario Sergio Cortella, César Nunes, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda, Zuenir Ventura, Florestan Fernandes Jr., Fernando Bonassi, Renato Janine Ribeiro, Mary Del Priore, Renan Inquérito, Lázaro Ramos, Luiz Ruffato, Viviane Mosé e ainda shows de Patu Fu e Verônica Ferriani são alguns dos destaques do evento. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação: http://goo.gl/Cps3fb.

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. O país sera representado na abertura da Feira do Livro pela cônsul geral adjunta em São Paulo, Dra. Melissa Rosano. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Serviço:

O que: Abertura da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Local: Theatro Pedro II
Endereço: Rua Álvares Cabral, 370, Centro, Ribeirão Preto (SP)
Data e horário: 19 de maio/2018 – Início às 18h30. Obs. A Bachiana Filarmônica Sesi-SP vai se apresentar às 20h.
Capacidade: 1.500 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -