InícioEspeciaisFeira do LivroA 19ª Feira do Livro tem presença confirmada da Monja Coen

A 19ª Feira do Livro tem presença confirmada da Monja Coen

- continua após a publicidade -

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade, Samanta Duarte Nogueira e da Secretária Municipal da Cultura, Isabela Pessotti, participou na noite desta quarta-feira, 8 de maio, no Theatro Pedro II,  do lançamento oficial da programação da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

A feira acontecerá entre os dias 9 a 16 de junho e trará ao público 337 atividades já confirmadas, com a participação de nomes como Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski, Heloisa Prieto e Renan Inquérito. Djamila Ribeiro e Monja Coen já haviam sido confirmadas pela organização.

O tema desta edição, “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, promoverá salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances e contações de histórias.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O evento será desenvolvido na pauta relacionada à agenda desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Busca também fortalecer a paz universal com mais liberdade.

Segunda a curadora da Feira, Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, o evento traz debates importantes para a reflexão necessária sobre o papel da sociedade, mas também terá um caráter festivo, com ação cultural intensa durante os oito dias do evento.  “Por conta deste tema central, todas as atividades foram atreladas aos conceitos que permeiam os ODS com foco na Agenda 2030”, explica.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, a Feira deste ano foi pensada para que todos tenham acesso ao melhor da literatura e cultura em geral. “Queremos discutir os temas da ODS da Agenda 2030 da ONU, através da literatura e do estímulo à leitura”, destaca.

Agenda

Uma das presenças confirmadas desta edição do evento é Monja Coen, que participa da Conferência no dia 9 de junho (domingo), às 17h, na Sala Principal do Theatro Pedro II. Nascida em São Paulo, em 1947, Monja Coen já foi repórter do Jornal da Tarde e do Estado de São Paulo e em 1993 foi ordenada e viveu 12 anos no Japão. É missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo, fundadora da Comunidade Zen Budista Zen do Brasil e autora dos livros “Viva Zen”, “Palavras do Darma” e “Zen para Distraídos”.

Também confirmada para participar neste ano é a autora dos livros “Lugar de fala” e “Quem tem medo do Feminismo negro?”, Djamila Ribeiro. Ela, que é coordenadora e idealizadora do Selo Sueli Carneiro e Coleção Feminismos Plurais, falará sobre feminismo, igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres, no dia 14 de junho, às 19h30.

Entre as atividades programadas para debater as diretrizes do tema da Feira, outro destaque é Conferência da ONU, com Niky Fabiancic (coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil) e Carlo Pereira (diretor executivo da Rede Brasil no Pacto Global da ONU), que irão discutir cada um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), através da Agenda 2030. A mediação deste encontro será feita por Henrique Sartori, doutor em Ciência Política e atuante na área da Ciência Política, Relações Internacionais e Regulação da Educação Superior. A conferência será no dia 10 de junho, às 19h30, no Theatro Pedro II.

A programação completa está disponível no site da Fundação do Livro e Leitura e nas redes sociais.

Combinando Palavras

Pela terceira vez consecutiva, a Feira realiza o Projeto Combinando Palavras, que nesta edição tem mais um desdobramento: o Recortando Palavras. Neste ano, o projeto atenderá 5 mil estudantes do ensino médio das escolas estaduais e particulares, 2 mil da rede municipal de ensino, além de 500 estudantes do projeto Educandário e 500 da ETEC – José Martimiano da Silva. Os autores Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski, Heloisa Prieto, Ignácio de Loyola Brandão e Renan Inquérito participam do projeto (atividade agendada apenas para estudantes) e nos Salões de Ideias (abertos à população).

Já o projeto Recortando Palavras, novidade para mil alunos do 9º ano da rede estadual de ensino, instruiu os estudantes a produzirem fanzines com base em textos inéditos (produzidos especialmente para o projeto) de Ignácio de Loyola Brandão, escritor homenageado pela Feira, que também participará das atividades.

Serviço – Agenda Prévia 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Destaques da Programação 

Espetáculo “Entre uma história e outra, uma nova história. Um mundo melhor para todos”, com a Academia Livre de Música e Arte (Alma) e o Coral da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). (Entrada aberta e gratuita, sujeita à lotação do teatro).

08/06: 19h30  | Theatro Pedro II – Sala Principal

Salão de Ideias com Ignácio de Loyola Brandão

09/06: 14h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Conferência com Monja Coen

09/06: 17h | Theatro Pedro II – Sala Principal

Espetáculo Auto da Compadecidacom Grupo Maria Cutia (Realização: SESC)

Baseado na obra mais conhecida do teatro brasileiro, escrita por Ariano Suassuna, o espetáculo apresenta repertório musical tocado e cantado ao vivo pelos atores. As aventuras picarescas de Chicó e João Grilo começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopéia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Direção: Gabriel Villela.

Dia 09/06: 19h30 | Esplanada do Theatro Pedro II

Dia 10/06: 21h  | Esplanada do Theatro Pedro II

Salão de Ideias com Sérgio Vaz 

10/06:  16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Conferência da ONU – A cultura como meio de transformação – Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com Niky Fabiancic e Carlo Pereira. Mediador Henrique Sartori

10/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Salão de Ideias com Marcelino Freire

11/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com Marçal Aquino

12/06:  16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com João Anzanello Carrascoza

13/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com Estrela Leminski

14/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Conferência com Djamila Ribeiro

14/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Parada Poética com Renan Inquérito 
15/06 : 19h |  Estande Fundação do Livro e Leitura

Intervenção literária idealizada pelo rapper e professor Renan Inquérito, a Parada Poética surgiu como um Sarau em 2013 e já conquistou outras paradas em Portugal, Inglaterra, Chile e Argentina. A proposta é permitir que o público seja plateia e também poeta em cena.

Autores do Combinando Palavras (atividades agendadas para estudantes)
(Projeto da Fundação do Livro e Leitura, em parceria com Sesc Ribeirão Preto, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal de Educação, Etec José Martimiano da Silva, Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira” e escolas particulares).

Sérgio Vaz

10/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II – Sala Principal

Heloisa Prieto

10/06 – 8h30 e 14h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

11/06 – 8h30 e 14h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

Marcelino Freire

11/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas particulares) | Theatro Pedro II – Sala Principal

Marçal Aquino

12/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II – Sala Principal

Ignácio de Loyola Brandão

11/06:  14h30  Projeto Recortando Palavras (atividade exclusiva para alunos do 9º ano da rede estadual) | Theatro Pedro II – Sala Principal
12/06 – 8h30 (Projeto Combinando Palavras – atividade agendada para alunos do Educandário) | Teatro Municipal

João Anzanello Carrascoza

13/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II -– Sala Principal

Estrela Leminski

14/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas | Theatro Pedro II – Sala Principal

Renan Inquérito

14/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎭 Teatro Municipal se tornará mais acessível! 🛠️ Melhorias garantem conforto e segurança para pessoas com deficiência ♿️

Em celebração ao Dia Mundial do Teatro, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto anuncia um novo capítulo na história do Teatro Municipal.

Copa do Mundo e Liga dos Campeões – o que você precisa saber sobre as próximas edições das duas competições

Algumas das maiores competições do futebol mundial vão passar por modificações ao longo de suas próximas edições. Neste texto vamos falar sobre a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo.

Secretaria de Esportes abre mais 400 vagas para seis modalidades esportivas

Vagas são para o complexo esportivo Estação Cidadania-Esporte, no bairro Alexandre Balbo

Bonfim Paulista recebe “Cultura em Todo Lugar” neste sábado, 30

População poderá aproveitar várias atividades gratuitas entre 9h e 12h na Praça Barão do Rio Branco

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos
- PUBLICIDADE -