InícioEspeciaisFeira do Livro19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto faz giro cultural neste...

19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto faz giro cultural neste final de semana

Intervenções artísticas, cortejo com Encantadores de Histórias, sarau, espetáculos de música, espetáculos de teatro infantis, lançamentos de livros, salões de ideias e diversas outras atividades movimentam Ribeirão Preto no final de semana.

- continua após a publicidade -

19ª Feira Nacional do Livro e Leitura de Ribeirão Preto encerra suas atividades neste final de semana e promete um giro cultural de alta qualidade em Ribeirão Preto com uma agenda para todas as idades. O sábado (15) começa com muita animação e criatividade no Quarteirão Paulista. Às 10h, na Esplanada do Theatro Pedro II, acontece a Intervenção “Percursos Poéticos”, com o grupo Entrelace Coletivo apresentado pelo Sesc. Com a intervenção, o público é convidado a compor e recompor poemas em palavras, linhas, movimentos e sonoridades que transformam espaços públicos.

O geógrafo, Melhem Adas, e a mestre em Educação Escolar, Anita Adas, levam ao palco questões sobre um assunto que assola não só o Brasil, mas também o mundo, e devem ser discutidas, como o que é a fome, afinal? Aspecto natural da sociedade ou criação humana?. O encontro acontece no Auditório Meira Junior, no Theatro Pedro II, às 10h.

Também neste horário, acontece o Cortejo dos Encantadores de Histórias, realizado pelo Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O cortejo circulará pela Praça XV e se apresentará no estande da Fundação do Livro e Leitura. O grupo selecionou textos de obras de Ignácio de Loyola Brandão e de Heloisa Prieto, autores homenageados pela feira. A apresentação é coordenada pela atriz Miriam Fontana.

À tarde, um dos destaques é o Salão de Ideias com os autores Emilio Fraia e Gustavo Pacheco. Eles vão conversar sobre suas obras, como SebastopolO Verão do Chibo e a graphic novel Campo em Branco, escritos por Emilio. Já Gustavo, é vencedor do Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional, com o livro Alguns Humanos e também é colunista da revista Época.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para a noite do sábado, o rapper e professor, Renan Inquérito, vai ao Estande da Fundação do Livro e Leitura para a Parada Poética, às 19h. A intervenção literária idealizada por ele, surgiu como um sarau em 2013 e já conquistou outros lugares, como Portugal, Inglaterra, Chile e Argentina. A proposta é permitir que o público seja a plateia e também o poeta em cena: poemas sairão do papel e das telas do celular e ganharão os ouvidos por meio da oralidade.

No domingo (16) e último dia da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto tem, logo pela manhã, a partir das 11h, o espetáculo de teatro infantil, Uma história cheia de dedos da Cia Polichinelo, com direção de Márcio Pontes, na Tenda Sesc. A apresentação leva a imaginação do público para um país de gente muito pequenina e que moravam em casinhas também muito pequeninas. Ali, vivendo nas casinhas do lugar, encontravam-se as famílias mais interessantes.

Logo mais, das 14h às 17, outro destaque é a Tarde Z, com o Coletivo Z, no Auditório Meira Junior e Café do Theatro Pedro II, – um momento dedicado aos quadrinhos, aos fanzines e à cultura pop, com participação de artistas, lançamentos de revistas e zines, shows musicais e muito papo sobre produção de arte e cultura alternativas.

Às 17h, o palco principal do Theatro Pedro II recebe o show “Afinidades” – um dueto dos músicos Jorge Nascimento (saxofonista, compositor, arranjador) e Tiago Santos (bandolinista e compositor). Segundo Nascimento, “a união desses dois instrumentos em show solo de certa maneira é inusitada. A construção deste trabalho está sendo desafiadora, pois tanto eu quanto Tiago, precisaremos encontrar uma nova maneira de tocar nossos instrumentos devido a esta formação não tão comum dentro do espectro musical”, explica o músico.

O show “Afinidades” é inédito e marca a retomada de uma parceria que se iniciou dentro dos conservatórios musicais. Como explica Tiago, a sua concepção musical foi construída através da genuína música popular brasileira. “Tenho como objetivo, fazer do meu instrumento o bandolim, uma ferramenta à disposição da música como um todo”, comenta. “Afinidades” contempla um repertório variado indo das composições autorais às releituras propiciando um encantamento aos ouvintes. O espetáculo teve origem do convite da “Iê ação cultural Brasil/Alemanha”, com sede em Berlim.

À noite, 19h, acontece o encerramento da 19ª Feira Nacional do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, na sala principal do Theatro Pedro II e lançamento da 20ª edição de 2020. Após a cerimônia, espetáculo musical,Ópera Chama Sagrada, com o grupo Alma (Academia Livre de Música e Artes) encerra a 19ª edição da feira. Com composições do maestro José Gustavo Julião de Camargo, a ópera foi baseada nos contos da escritora sueca Selma Lagerlôff. O espetáculo conta com jovens, artistas e equipe de produção envolvidos no projeto da Academia de Música e Artes (Alma).

Programação completa de sábado 15/06
9h às 13h – OFICINA | Bolsa capa de livros – com Dayane Oliveira

Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Sesc
O participante irá criar e customizar uma bolsa capa de livros personalizada.

9h às 11h – OFICINA | Os caminhos para a sustentabilidade empresarial
Local: Estande Instituto Terroá
A atividade aplicará abordagens e ferramentas do Instituto Terroá para que empresas possam iniciar um planejamento para sua sustentabilidade.

9h30 – SALÃO DE IDEIAS | A importância da mulher na sociedade brasileira – com Carolline Souza e Iuliana Rodrigues
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva 
Debate sobre os papéis da mulher na atualidade. As escolhas, desafios, superações e as ações necessárias para o respeito aos direitos e prerrogativas da mulher.

10h – INTERVENÇÃO | Percursos poéticos – com Entrelace Coletivo
Local: Esplanada Theatro Pedro II 
O público é convidado a compor e recompor poemas em palavras, linhas, movimentos e sonoridades que transformam espaços públicos. A poesia como palavra, como movimento, corpo, som… resistência!

10h – OFICINA | Quintais Produtivos – Cultive o seu alimento [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
Dicas para adotar práticas sustentáveis: separar o lixo, compostar resíduos orgânicos e cultivo de horta em pequenos espaços.

10h – OFICINA CRIATIVA COM RESÍDUOS – com Cristiane Cordeiro
Local: Espaço Sustent’ Arte
A artista conduz uma oficina que utiliza resíduos como tecidos, tampinhas, madeiras e plásticos como inspiração para a criação de objetos decorativos e utilitários. Capacidade máxima: 30 pessoas.

10h – SALÃO DE IDEIAS | Melhem Adas e Anita Adas
Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior
O que é a fome, afinal? Aspecto natural da sociedade ou criação humana? Essas e outras questões serão discutidas com o geógrafo e autor Melhem Adas e Anita Adas, mestre em Educação Escolar.

10h – CORTEJO | Encantadores de Histórias – com Núcleo de Contadores de Histórias
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
O Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura, coordenado pela atriz Míriam Fontana, percorre a Feira do Livro fazendo interações musicais e poéticas com o público. O cortejo foi inspirado nas obras de Ignácio de Loyola Brandão e Heloisa Prieto.

10h – SALA DE AULA ABERTA | Formação de docentes para o ensino do Direito – com Caio Gracco, Pinheiro Dias, Deise Camargo Maito, Mauricio Buosi Lemes e Sérgio Fumio Miyahara [FDRP-USP]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º andar

10h30 – BATE-PAPO | Guardei no armário – com Samuel Gomes 

Local: Tenda SescBate-papo com o ativista, designer gráfico e youtuber Samuel Gomes sobre sua trajetória como homem negro, cristão e homossexual, que buscou a sua aceitação e compreendimento como pessoa.

11h – OFICINA DE MANDALA [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
Uma oportunidade para aprender a arte milenar que combina cores e formas, exercitando a criatividade e a concentração pelo uso de materiais simples, como lã e palitos.

13h – OFICINA | Canto de berimbau [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
Os participantes poderão conhecer esse instrumento histórico do nosso patrimônio cultural.

13h às 18h – JOGOS | Tarde Geek – RPG e boardgames
Local: Theatro Pedro II – Café
O grupo RP2 vai ensinar os principais fundamentos e regras para uma rápida inserção no universo do RPG e dos jogos de tabuleiro.

14h – OFICINA | Práticas musicais para a educação das relações étnico-raciais – com Dálete Muller [Unaerp]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º Andar
Encontro aberto para a realização de práticas musicais – canções, brincadeiras, cirandas – referentes às expressões culturais africanas, indígenas e afro-brasileiras, com intervenções dialógicas.

14h – RODA DE CONVERSA | Os ODS e a Questão Racial [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
Diálogos e reflexões com os educadores da Fundação Educandário e convidados.

14h – PREMIAÇÃO | Prêmio de Ficção Científica [IEA-RP]
Local: Estande Ribeirão 2030
Entrega de prêmios do concurso realizado pelo IEA-RP (Instituto de Estudos Avançados da USP/Polo Ribeirão Preto) em parceria com Fundação do Livro e Leitura.

14 às 18h – OFICINA | Criando livros – com Camila Feltre e Fernanda Ozilak
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Sesc
A partir de diferentes tipos de papéis, recortes e dobras, o público inventa um livro e sua própria narrativa. E para se inspirar que exploram livros diferentes materialidades.

14h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA | Coral Memorie d’Italia – regência de Alexandre Mazzer
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

14h30 – SALÃO DE IDEIAS | Poesias Musicadas [APC – Academia Paraisense de Cultura]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
Apresentação de poesias de acadêmicos da APC, entidade literária de São Sebastião do Paraíso (MG).

14h30 – SALÃO DE IDEIAS | Emilio Fraia e Gustavo Pacheco 
Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior
Emilio Fraia é autor de “Sebastopol”, “O Verão do Chibo”, em parceria com Vanessa Barbara e da graphic novel “Campo em Branco”, em colaboração com DW Ribatski. Em 2012, foi selecionado para a edição “Os melhores jovens escritores brasileiros”, da revista britânica Granta. Gustavo Pacheco ganhou o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional com o livro “Alguns Humanos”. É colunista da revista Época.

15h – SARAU | Os Saberes Poéticos [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV

15h – OFICINA POÉTICA | Lettering em placa de madeira – com Cristiane Cordeiro
Local: Espaço Sustent’ Arte
Os participantes são levados ao mundo da escrita por meio de técnicas de caligrafia, utilizando como suporte, placas de madeira, que também serão customizadas com a utilização de diversos materiais. Capacidade máxima: 30 pessoas.

16h – ESPETÁCULO TEATRAL | Miguilim Mutum – com Companhia Azul Celeste
Local: Tenda Sesc 
Entre morro e morro existe Mutum um Ali, neste lugar quase esquecido, mora o menino Miguilim. Na tentativa de resgatar sua cachorra, ele se lança na estrada e vai descobrindo as delícias e as desventuras do crescer e do aprender. Inspirado no universo de Guimarães Rosa.

16h – ENCONTRO | Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura
Local: Centro Cultural Palace – Galeria 1º andar
Evento realizado mensalmente pela Fundação do Livro e Leitura, com curadoria de Gabriela Pedrão. Os participantes irão discutir a obra “O Deus das Pequenas Coisas”, de Arundhati Roy.

16h30 – OFICINA | Tingimento de tecidos naturais – com Thanina Godinho
Local: Espaço Sustent’ Arte
A oficina é dirigida para iniciantes e praticantes do fazer manual e apresenta técnicas do trabalho artesanal como processo criativo e como fonte de renda. A proposta é dar vida a tecidos de algodão, com métodos 100% sustentáveis.

17h – SALÃO DE IDEIAS | HeForShe – um convite aos homens para a igualdade de gênero – com Arthur Fachini 
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
A palestra sinaliza que homens e meninos precisam se engajar nos esforços para a promoção da igualdade de gênero, apresentando o movimento global de solidariedade ElesPorElas – HeForShe. Arthur Fachini é formado em Relações Internacionais e ativista pela igualdade de gênero e pelos Direitos Humanos.

18h – SALÃO DE IDEIAS | José Miguel Wisnik
Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior
A poesia de Drummond sob uma ótica que percorre sua obra e a história da mineração, sem perder de vista a potência da poesia como instrumento político. José Miguel Wisnik é poeta, ensaísta, músico e professor de literatura brasileira. Mediação: Bianca Dias, psicanalista, ensaísta e crítica de arte.

19h – CONCERTO MEDITATIVO | Harpa Céltica com Nando Araújo [Unaerp]
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

Uma vivência estética e terapêutica neste encontro entre as propriedades da harpa e da meditação. Para participar não é preciso ter experiência em meditação. Vista-se com roupas leves e confortáveis e, se quiser, traga sua almofada ou tapete de yoga. Nando Araujo é filósofo, músico, compositor, escritor e produtor artístico.

19h – PARADA POÉTICA | Renan Inquérito
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
Intervenção literária idealizada pelo rapper e professor Renan Inquérito, a Parada Poética surgiu como um sarau em 2013 e já conquistou outras paradas em Portugal, Inglaterra, Chile e Argentina. A proposta é permitir que o público seja a plateia e também o poeta em cena: poemas saem do papel e das telas do celular e ganham os ouvidos por meio da oralidade. Sem muito tradicionalismo, a linguagem urbana e contemporânea dos jovens dá espaço para trocadilhos modernos, memes linguísticos e erros intencionais, tudo dentro da proposta de maltratar a gramática e colocar a culpa na licença poética.

20h – APRESENTAÇÃO DE DANÇA | Em Tempo – com Cia Pé na Tábua 
Local: Sesi Ribeirão Preto 
O espetáculo, que integra o projeto Território Sesi-SP de Arte e Cultura, remonta a linguagem do sapateado atravessando bordas temporais e estilos musicais.

20h – ESPETÁCULO MUSICAL | Ópera Chama Sagrada – com Alma
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal
Com composições do maestro José Gustavo Julião de Camargo, a ópera foi baseada nos contos da escritora sueca Selma Lagerlöff. O espetáculo conta com jovens artistas e equipe de produção envolvidos no projeto da Academia Livre de Música e Artes (Alma).

Programação completa de Domingo 16/06
9h às 13h – OFICINA | Criando livros – com Camila Feltre e Fernanda Ozilak 
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Sesc
A partir de diferentes tipos de papéis, recortes e dobras, o público inventa um livro e sua própria narrativa.

10h – APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA | Coral Batuíra
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
10h – OFICINA | Quintais Produtivos – Cultive o seu alimento [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
Dicas para adotar práticas sustentáveis: separar o lixo, compostar resíduos orgânicos e cultivo de horta em pequenos espaços.

10h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA | A Saga da Cambaxirra – com Tânia Alonso e Renata Torraca 
Essa livre adaptação de um conto de tradição oral popular brasileira, irá divertir, alertar e refletir: como podemos exigir nossos direitos?

11h – ESPETÁCULO DE TEATRO INFANTIL | Uma história cheia de dedos – com Cia Polichine
Local: Tenda Sesc
Era uma vez um país de gente muito pequenina e que moravam em casinhas também muito pequeninas. Alí, vivendo nas casinhas do lugar, encontravam-se as famílias mais interessantes. Uma mais diferente que a outra: uma engraçada, outra zangada, cômica, dramática…Até que alguém decide que todos deveriam ser iguais. Será que tem jeito?

13h – INTERVENÇÃO | Percursos Poéticos – com Entrelace Coletivo
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
O público é convidado a compor e recompor poemas em palavras, linhas, movimentos e sonoridades que transformam espaços públicos. A poesia como palavra, como movimento, corpo, som… resistência!

14h – SARAU CASA DO POETA
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
Com o objetivo de promover o livro e a leitura e estimular novos escritores, a Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto (CPERP), presidida pela professora Maris Ester Souza realiza mensalmente o Sarau da Casa do Poeta e Escritor, um evento com muita poesia, música e cultura.

14h às 17h – ENCONTRO | Tarde Z – com Coletivo Z 
Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior e Café 
Uma tarde dedicada aos quadrinhos, aos fanzines e à cultura pop, com mesas de artistas, lançamentos de revistas e zines, shows musicais e muito papo sobre produção de arte e cultura alternativas.

14h às 18h – OFICINA | Bolsa Capa de Livros – com Dayane Oliveira 
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Sesc
O participante irá criar e customizar uma bolsa capa de livros personalizada

14h30 – BATE-PAPO | No meio do caminho tinha um poema… – com Kimani Local: Tenda Sesc
Poeta, escritora, slammer, que leva poesia urbana brasileira para diferentes lugares. Descreve sua relação com a poesia e sua ocupação de cada vez mais espaços na cidade.
ACESSÍVEL EM LIBRAS

15h30 – CLUBE DE LEITURA | Livro, Prosa & Cia 
Local: Centro Cultural Palace – Galeria 1º andar 
Grupo de leitura de Ribeirão Preto promove encontro de leitores para debater o tema “Preservação Ambiental” por meio de obras literárias de Ignácio de Loyola Brandão, Octavia E. Butler, Paolo Bacigalupi, Leo Cunha e André Neves.

16h – Sarau no Quintal – com Kamila Andrade e Fabricio Bispo
Local: Tenda Sesc
O Sarau no Quintal acontece bimestralmente no Sesc Ribeirão. É um espaço de interação poética, aberto e livre para participação de todos, seja como espectador ou artista. Participação especial da poeta Kimani e da DJ Lika.

17h – Show “Afinidades” – com Jorge Nascimento e Tiago Santos 
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal
O show “Afinidades” é um dueto dos músicos Jorge Nascimento (saxofonista, compositor, arranjador) e Tiago Santos (bandolinista e compositor). Entre idas e vindas que só os caminhos musicais proporcionam, surgiu a ideia de unir esses dois instrumentos melódicos (saxofone e bandolin) para a execução de peças autorais e releituras consagradas. O show é inédito e marca a retomada de uma parceria que se iniciou dentro dos conservatórios musicais. A parceria entre os músicos teve origem do convite da “Iê ação cultural Brasil/Alemanha”, com sede em Berlim.

17h – SALÃO DE IDEIAS | Escrita e processos criativos: como escrever pode ser sua terapia? – com Fran Micheli
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva
A jornalista é autora do livro “Impróprio para Consumo: crônicas sensoriais da cabeça à boca do estômago” trata da importância de se manter diários, criar memórias escritas e anotar ideias para alimentar e desbloquear o processo criativo.

19h – ENCERRAMENTO | Apresentação da 20ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto 
ESPETÁCULO MUSICAL | Ópera Chama Sagrada – com Alma

Local: Theatro Pedro II – Sala Principal
Com composições do maestro José Gustavo Julião de Camargo, a ópera foi baseada nos contos da escritora sueca Selma Lagerlöff. O espetáculo conta com jovens artistas e equipe de produção envolvidos no projeto da Academia Livre de Música e Artes (Alma).

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019 em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores encontros culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação: fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf

Homenageados – Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

RealizaçãoO Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com: Patrocínio Ouro: Alta Mogiana – Açúcar, Etanol e Energia;GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Ribeirão Shopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC – Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural: Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro IIColorado John Deere, Imma Escola de DesignSanta HelenaSenac – Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialSesi – Serviço Social da IndústriaGrupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto – Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -