InícioEconomiaDurante o 5º AgroEncontro, AGROCANA ROADSHOW destaca ações para aumentar rentabilidade na...

Durante o 5º AgroEncontro, AGROCANA ROADSHOW destaca ações para aumentar rentabilidade na produção de cana

- continua após a publicidade -

Com uma agenda de palestras e encontros voltados aos produtores de cana-de-açúcar, o AGROCANA ROADSHOW – que representa o setor agrícola da FENASUCRO (Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética) – está participando do 5º AgroEncontro organizado pela Ourofino Agrociência. O evento acontece até o dia 13 de abril, na Fazenda Experimental da Ourofino no município de Guatapará/SP. A expectativa de público é de 1,6 mil produtores.

Além das atividades no campo que estão demonstrando novas tecnologias e produtos que permitem alavancar a produtividade do agricultor, os produtores estão participando de palestras apoiadas pelo AGROCANA ROADSHOW, como a de Celso Albano, gestor executivo da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) que apresenta maneiras de garantir um futuro seguro e rentável para os produtores. Celso revelou que nos últimos 10 anos houve uma diminuição da participação de Produtores de cana junto às associações vinculadas ao Sistema Integrado ORPLANA, e que o relacionamento com cooperativas e associações é fundamental para que haja a troca de experiências e a interação com as novas tecnologias – medidas importantes para melhorar as condições desses produtores e elevar a produtividade. “Na última década a produção de cana-de-açúcar da região Centro-Sul caiu de 84 para 75 toneladas por hectare. Além desta queda de produtividade, há também o aumento dos custos de produção e também o endividamento das indústrias e dos próprios produtores. Nestas palestras uma das medidas que mostramos é que se eles participarem de condomínios, fazendo o uso comum da estrutura e consórcio de bens de capital, conseguem melhorar seus cenários reduzindo seus custos e elevando a produtividade. Além disso, tecnologias de gerenciamento da atividade e monitoramento global das áreas de produção são fundamentais para o futuro do produtor”, explica Celso Albano.

Jardel Massari, sócio-fundador da Ourofino Agrociência, também destacou a importância de levar ferramentas para o produtor reduzir custos e aumentar a produtividade. “O foco principal deste evento é agregar conhecimento e permitir um relacionamento mais estreito entre produtores e cooperativas, viabilizando entre eles a troca de experiências, casos de sucesso e de gestão, além da demonstração das novas tecnologias e soluções adequadas à realidade brasileira. Para sobreviver ao mercado é preciso produzir bem e o conhecimento é imprescindível!”, alerta.

Para ter mais informações sobre o futuro do produtor, Gilmar Soave, de Rio das Pedras – região de Piracicaba – participou do AgroEncontro e aposta suas esperanças no Renovabio. “Com este programa espero melhorar a produtividade e que surjam melhores condições para nós produtores”. Aléssio Antunes Mattiello, de Ribeirão Bonito – região de Araraquara – destaca a busca por novos conhecimentos. “É fundamental reforçar o que também já sabemos para nos mantermos no mercado”, disse.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para Paulo Montabone, gerente geral da FENASUCRO & AGROCANA, ampliar o conhecimento dos produtores é uma importante oportunidade para o fortalecimento da base do setor sucroenergético. “Para isso organizamos um cronograma de palestras ao longo de 2018, estendendo a AGROCANA durante o ano inteiro e não apenas nos dias de realização da FENASUCRO. O produtor de cana-de-açúcar pode ser muito mais e nossa aposta é que se transforme em produtor de bioenergia. É aí que entramos com a geração de novos conhecimentos para que eles tenham horizontes mais abertos e prósperos”, pontua.

Os temas a serem trabalhados pelo AGROCANA ROADSHOW são: Gestão da Informação no Agronegócio; Agricultura de precisão para o produtor de cana; Gestão de processos na atividade agrícola; Gestão financeira e orçamentária; Certificação da cana; Projetos Integrados de Cogeração; e Desafios da MBP (muda pré-brotada).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -