InícioLazer e CulturaAlunos se encantam com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o...

Alunos se encantam com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

Na manhã desta sexta-feira, dia 11 de agosto, centenas de crianças e jovens da rede de ensino de Ribeirão Preto ficaram encantados com o ensaio da Orquestra Sinfônica da cidade, além de conhecerem o Theatro Pedro II.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira, da presidente da Fundação Dom Pedro II, Mariana Jábali, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samanta Pineda, das secretárias da Educação, Suely Vilela, e da Cultura, Isabella Pessotti, e do maestro da Orquestra, Reginaldo Nascimento, além do presidente da Sinfônica, Sílvio Trajano, e do diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Dom Pedro, José Arthur.

O projeto Ensaio Aberto de Orquestra é uma parceria do Theatro Pedro II com a Secretaria Municipal da Educação e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, os alunos da rede de ensino de Ribeirão Preto poderão acompanhar o ensaio da Orquestra, que também é aberto ao público que quiser prestigiar o ensaio no Theatro Pedro II.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Durante 1h, cerca de 560 crianças e jovens puderam entender como é o ensaio de uma Orquestra, conhecer seus instrumentos, interagir com o maestro e os músicos da Orquestra mais antiga em atividade ininterrupta no Brasil, além de conhecer a grandiosidade do terceiro maior teatro de ópera do Brasil, o Pedro II.

Mariana Jábali ressaltou a importância de essas crianças e jovens conhecerem o Theatro e a Orquestra para que eles possam cuidar bem desses dois patrimônios de Ribeirão Preto. “Proporcionar a eles o acesso ao Theatro Pedro II, um palco fantástico, um lugar belíssimo e, o melhor, com a nossa Orquestra Sinfônica. Unir tudo isso é muito importante para nós”, afirmou Mariana.

“O Ensaio Aberto da Orquestra Sinfônica possibilitou um contato mais íntimo dessas crianças com os músicos, tornando a arte um agente transformador de uma sociedade, mais acessível para todos que abriu as portas da imaginação dos jovens alunos, possibilitando a eles uma melhor oportunidade de desenvolvimento de sua cidadania”, disse Reginaldo Nascimento.

A secretária municipal da Educação, Suely Vilela, falou da importância do fortalecimento da cidadania nos processos de ensino e aprendizagem. “Além do ritual que compõem o ensaio de uma orquestra, da música e de viver plenamente este momento, os professores devem utilizar este momento como um processo pedagógico, de aprendizagem”, afirmou Suely

O prefeito, ao encerrar a solenidade de abertura, falou da felicidade de encontrar tantos jovens no Theatro e sobre o aprendizado. “Temos duas coisas que precisam fazer durante toda a nossa vida, e não só quando estamos na escola. A primeira é tudo o que aprendermos, devemos compartilhar com as outras pessoas. E uma segunda, tão importante quanto a primeira, sempre exerçam e pratiquem aquilo que vocês aprenderem de bom na vida de vocês, como estão aprendendo aqui hoje”, apontou Nogueira.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Funcionário é Morto a Tiros e Tem Cabeça Decepada no IJF, em Fortaleza 😱

Um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23), dentro da unidade de saúde, e teve sua cabeça decepada. O crime chocou funcionários e pacientes do hospital

🎤 AMESLARI Retorna aos Palcos com Novo Álbum “The Void”! 🎤

O cantor e compositor AMESLARI, uma das jovens revelações do pop rock, está de volta aos palcos! Após o lançamento do seu segundo álbum, "The Void", ele se apresentará no Bar Dom Pedro, em Ribeirão Preto

🎵 O Show do Ano no Ribeirão Rodeo Music – Estrutura Surpreendente! 🎵

O Ribeirão Rodeo Music impressionou o público neste ano com sua infraestrutura diferenciada, tanto dentro quanto fora da arena.

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...
- PUBLICIDADE -