Home » Colunas » Tecnologia » Seja Digital começa a distribuição de kits gratuitos para a TV digital e firma parceria com 45 prefeituras das regiões de RP e Franca

Seja Digital começa a distribuição de kits gratuitos para a TV digital e firma parceria com 45 prefeituras das regiões de RP e Franca

Assinatura Coletiva de Termo de Cooperação aconteceu dia 4, em evento com presença do presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto

No dia 29 de novembro, o sinal analógico de TV de 45 cidades das regiões de Ribeirão Preto e Franca será desligado. A partir deste dia, só terá acesso aos canais abertos de televisão quem tiver preparado sua residência para o sinal digital. A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Entre suas atribuições estão orientar a população e distribuir kits gratuitos com antena e conversor para famílias inscritas em Programas Sociais do governo federal.

No dia 4 de setembro, o presidente da Seja Digital, Antonio Martelletto, participou de evento na cidade de Ribeirão Preto onde assinou o Termo de Cooperação com 45 prefeitos das regiões de Ribeirão Preto e Franca. Com a assinatura do termo, as prefeituras se comprometeram em apoiar a entidade no processo de digitalização.

“A parceria prevê a capacitação de servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital”, afirma Martelletto. Os servidores também orientarão as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros) sobre como agendar a retirada do kit gratuito com antena e conversor. Cerca de 75 mil kits gratuitos estão disponíveis para famílias da região de Ribeirão Preto e mais de 65 mil para a região de Franca.

Na região de Ribeirão Preto, outras 19 cidades passarão pela migração do sinal de televisão: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral. 

Já na região de Franca as cidades são: Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. 

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Comente

Deixe uma resposta