InícioTecnologiaSaiba como descartar corretamente sua TV de sinal analógico

Saiba como descartar corretamente sua TV de sinal analógico

- continua após a publicidade -

Encontrar um destino adequado para os eletrônicos quebrados é um dos principais desafios da atualidade. Muitos desses produtos não podem ser descartados no lixo comum, pois possuem metais tóxicos que contaminam o meio ambiente.

Com o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá na região em uma nova data, 31 de janeiro, muitas pessoas podem aproveitar para descartar televisores quebrados ou trocar aquele televisor antigo, o que não é necessário, uma vez que, com o conversor instalado e antena adequada, qualquer televisor pode transmitir a programação de TV aberta por meio do sinal digital.

Pensando nisso, a Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, em parceria com a Giral, consultoria que atua na área de inteligência de recursos, governança intersetorial e negócios de impacto e Prefeituras Municipais, disponibiliza pontos de coleta em Ribeirão Preto. A ação tem como objetivo estimular o descarte correto e responsável de televisores e outros equipamentos eletrônicos. O projeto acontece até a data do desligamento em 31 de janeiro de 2018 e os pontos funcionam de segunda a sexta-feira.

Além da coleta, a Seja Digital, que tem como missão informar e orientar a população sobre essa mudança, disponibiliza um espaço para o tema no site www.sejadigital.com.br/recicle. Ali, é possível saber mais informações sobre o descarte adequado e encontrar o ponto de coleta mais próximo de cada residência, por meio do CEP.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Mudança do sinal de TV

O sinal analógico de TV será desligado em Ribeirão Preto e em outros 19 municípios da região no dia 31 de janeiro. Após essa data só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. As famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal têm direito a um kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto.

Para saber se tem direito e agendar a retirada do kit em um dos pontos disponibilizados pela entidade, basta ligar para 147 ou acessar o site sejadigital.com.br/kit, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Para ter acesso à programação da TV digital, que já está disponível na região, é necessário instalar os equipamentos. O processo é simples e o mais indicado é instalar sua antena no telhado de casa. Depois, conecte o conversor à sua TV e faça a sintonia dos canais. Se ainda tiver dúvidas, ligue gratuitamente para o 147.

Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Serviço

Pontos de coleta para o descarte correto de televisores e outros equipamentos eletrônicos (horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h):

Administração Regional de Bonfim Paulista
Rua Barão de Ataliba, nº 226 – Bonfim Paulista

Base da Guarda Municipal da Vila Tecnológica
Av. Jornalista Antônio Carlos Pinho Sant’Anna, nº 602 – Jardim Alexandre Balbo

Base da Patrulha Ambiental
Rua Nélio Guimarães, nº 1238 – Alto da Boa Vista

Canil da Guarda Municipal
Av. Pio XII, nº 995 – Vila Virginia

Cava do Bosque
Rua Camilo de Matos, nº 627 – Campos Elíseos

CEU das Artes
Rua Benedicto Jacinto de Souza, nº 330 – Jardim Florestan Fernandes

Cooperativa Mãos Dadas
Rua Jorge Teixeira de Andrade, nº 200 – Jardim Branca Sales

Escola de Educação Especial Egydio Pedreschi
Rua Adolfo Zeo, nº 287 – Ribeirânia

Guarda Civil Municipal
Rua Lafaiete, nº 1675 – Vila Seixas

Projeto Catasonho
Av. Antônio Gomes da Silva Junior, nº 630 – Lagoinha

Secretaria de Meio Ambiente
Rua Cerqueira César, nº 1988 – Jardim Sumaré

Secretaria Municipal de Administração
Praça Alto do São Bento, s/nº – Campos Elíseos

Usina de Reciclagem de Entulho da Construção Civil
Avenida General Euclides Figueiredo, nº 120 – Simioni

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -