InícioSaúdeImportância do Fevereiro Roxo para conscientização da doença de Alzheimer

Importância do Fevereiro Roxo para conscientização da doença de Alzheimer

- continua após a publicidade -

O movimento internacional de promoção da saúde e alerta sobre doenças escolheu o mês de fevereiro para conscientizar a respeito do Alzheimer, lúpus e fibromialgia e seu diagnóstico precoce. Com a cor roxa em destaque, a campanha tem o apoio do Centro Médico RibeirãoShopping dentro de sua política de divulgar ações informativas de esclarecimento à população.

O Fevereiro Roxo, apesar de ser o mês mais curto do calendário, envolveu três doenças que apresentam sintomas iniciais que são aparentemente inofensivos, com destaque para o Alzheimer. Trata-se de um tipo de demência, ou seja, evolui com alterações das funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem, devido a mudanças nos componentes das células cerebrais – os neurônios.  Ela reduz a funcionalidade do paciente, em geral idoso, como a capacidade de realizar tarefas simples, além de interferir no seu comportamento.

Há hoje cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil com mais de 60 anos de idade, sendo que aproximadamente 6% delas convivem com o diagnóstico da doença de Alzheimer. Nos Estados Unidos, suas complicações clínicas aumentam a taxa de óbito numa significativa quantidade de idosos entre 75 e 80 anos. O número de mortes associado a doença de Alzheimer é subestimado já que a causa relatada frequentemente é pneumonia, sepse ou trombose. Estima-se que como causa inicial esteja abaixo apenas de infarto cardíaco, acidente vascular cerebral e o câncer

“Identificar a suspeita e diagnosticar um paciente com a doença de Alzheimer não é simples. Exige o seguimento de um especialista, geralmente neurologista ou geriatra,  e também a realização de uma bateria de testes clínicos, com o auxílio de exames subsidiários, tanto no líquido cefalorraquidiano quanto de imagem cerebral”, esclarece o Dr. Frederico Fernandes Alves, neurologista no Proneuro – Instituto Avançado de Neurologia, do Centro Médico RibeirãoShopping.

“A família precisa estar atenta aos sintomas e, se identificar algo incomum, deve agendar consulta e avaliação médica”, completa ele, alertando que o Alzheimer é progressivo e os tratamentos hoje existentes, inclusive com medicamentos, apenas amenizam ou retardam os efeitos da doença. Além disso, há o desafio do diagnóstico equivocado. “Existem outros tipos de demência, bem como doenças sistêmicas que podem evoluir com alterações semelhantes a doença de Alzheimer, sendo fundamental avaliá-las para poder definir o tratamento correto”, finaliza ele.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A campanha Fevereiro Roxo ainda conscientiza sobre o lúpus, que pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões, e também a respeito da fibromialgia, doença que gera dor muscular generalizada e sensibilidade além de fadiga e alterações no sono, memória e humor.

O Centro Médico RibeirãoShopping oferece clínicas de neurologia, vascular, radiologia, gastro, proctologia, urologia, dermatologia, cirurgia plástica, reprodução humana, ginecologia, oftalmologia, otorrino e de aparelhos auditivos, coluna e dor, cardiologia, de vacinas, PA infantil e adulto, ortopedia e odontologia, bem como laboratório de análises clínicas, de infusão, anestesiologia, centro de imagens e um day hospital. Conta com auditório e é integrado ao mall do RibeirãoShopping através de escadas rolantes, elevadores e estruturas envidraçadas. Funciona de segunda a sábado das 6 às 22 horas e, dentro deste intervalo, cada clínica possui seu próprio horário de atendimento.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -