InícioCidadesTroca de hidrômetros começa nesta quarta-feira

Troca de hidrômetros começa nesta quarta-feira

- continua após a publicidade -

O Daerp inicia nesta quarta-feira, dia 12, os trabalhos de substituição de cerca de 132 mil hidrômetros que estão com mais de cinco anos de uso ou estão quebrados, com vidros embaçados ou paralisados.  O investimento total na compra e substituição dos hidrômetros é de R$ 11,29 milhões.  A previsão é que todos os hidrômetros sejam trocados até dezembro deste ano.

A empresa vencedora da licitação e que executará os trabalhos de substituição é a MD Instalações Hidráulicas Ltda. Os trabalhos serão iniciados pelo Jardim Recreio, Jardim Itaú e Itaú Mirim. Nesta terça-feira, 10, os funcionários da empresa que realizará o serviço se reuniram com os responsáveis pelos setores de hidrometria, fiscalização e engenharia do Daerp, quando receberam orientações sobre o trabalho a ser desenvolvido.

Na oportunidade, o diretor Comercial e Financeiro do Daerp, Marcus Vinicius Berzoti, falou sobre a importância da substituição dos hidrômetros e da qualidade do serviço a ser prestado à população.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Distribuição de panfletos

Nesta segunda-feira, 10, as equipes de leituristas do Daerp realizaram a panfletagem nos três bairros informando sobre a troca dos equipamentos e a importância deste trabalho. Há cerca de 20 dias também teve início uma campanha publicitária para avisar da troca dos medidores.

A substituição dos hidrômetros faz parte do Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas do Daerp e tem como meta a redução de 50% das perdas totais até 2021.

Segundo o diretor técnico do Daerp, Lineu Andrade de Almeida, os hidrômetros com mais de cinco anos perdem a capacidade de medição correta, por desgaste natural, e chegam a registrar mais de 20% a menos que o consumo real.

“Esta submedição gera perda, porque os usuários acabam estimulados a consumir mais do que realmente necessitam, o que aumenta a exploração (retirada) de água do aquífero Guarani, em prejuízo ao meio ambiente e ao próprio Daerp, em função do maior consumo de energia”, esclarece.

Almeida destacou ainda que há uma recomendação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, para que os hidrômetros sejam substituídos a cada cinco anos, uma vez que a partir desta idade eles vão diminuindo a condição de medição correta.

“Ribeirão Preto possui um parque de medidores antigos que precisa ser renovado. Existe um número muito alto de equipamentos com mais de cinco ou até 10 anos de uso. O parque de hidrômetros está envelhecido”, destacou.

Troca dos hidrômetros

A substituição dos hidrômetros não tem custo extra de instalação para o usuário. Os novos equipamentos já são aferidos pelo Inmetro e se necessário serão feitas novas aferições após quatro meses de efetivada a instalação, para que não ocorram dúvidas a respeito da correta medição do novo equipamento.

Por se tratar de um bem público (pertence ao Daerp), não cabe ao usuário a opção de não trocar o hidrômetro. Em caso de tentativa de obstrução de execução da troca, o responsável pode ser autuado e multado por infração prevista no regulamento do Daerp em seu artigo 10, inciso 25: “Impedir o DAERP ou terceiro por ele autorizado, realizar a troca de hidrômetro ou acesso às instalações hidro sanitárias do imóvel para realizar inspeções e vistorias”.

A infração é considerada média, punida com multa de 100 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufespes), o que equivale a R$ 2.653,00.

O Daerp comunicará, por meio de panfletos e carros de som, os bairros onde será feita a substituição dos equipamentos. Em caso de ausência do usuário no imóvel, será deixada no local uma notificação para que o agendamento seja feito em até três dias após a primeira visita, para que a substituição seja realizada.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow 2024: Impulsionando o Comércio Varejista de Ribeirão Preto

Prepare-se para uma onda de oportunidades! 🌟 A Agrishow 2024 está chegando e com ela vem a promessa de impulsionar o comércio varejista de Ribeirão Preto.

COPA DO BRASIL: PALMEIRAS ENCARA O BOTAFOGO-SP NA 3ª

Ao todo, são 32 times nesta etapa da principal competição de mata-mata do país, com os vencedores dos 16 confrontos avançando às oitavas de final.

Especialistas da área da saúde realizam evento gratuito no Parque das Artes sobre tontura em idosos

A iniciativa oferecerá atendimento profissional com mini triagem do equilíbrio, orientações e distribuição de brindes no domingo, dia 21/04, das 8h às 12h @ParquedasArtesrp

 Anhanguera Ribeirão realiza aulas de ginástica artística e funcional gratuitas 

A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino.

De Ribeirão Preto para o Brasil, Grupo Passalacqua comemora 100 anos de atividade

O Grupo, que iniciou suas atividades em 1924 como uma casa de distribuição de couro na cidade de Ribeirão Preto, atualmente adota novos pilares estratégicos e ampliasse o catálogo de produtos oferecidos
- PUBLICIDADE -