InícioCidadesSecretário da Cultura deixa o cargo e bailarina assume

Secretário da Cultura deixa o cargo e bailarina assume

- continua após a publicidade -

Na tarde desta sexta-feira, dia 30 de junho, o secretário municipal de Cultura de Ribeirão Preto, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, passou o cargo para Isabella Pessotti, professora de dança e chefe da Divisão de Eventos e Programas Culturais da Secretaria Municipal da Cultura, que passa a comandar a Pasta. O anúncio foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira.

José Carlos, nomeado em janeiro deste ano, deixa a secretaria por motivos exclusivamente particular. Em seu discurso de despedida, o ex-secretário fez um balanço do seu trabalho.

“Queria agradecer a todos vocês pelo apoio recebido nesses meses e pelos muitos amigos que criei. A fantástica equipe da Cultura que realizou muita coisa, com pouco dinheiro e em tão pouco tempo. Tenho certeza que nós vamos recuperar Ribeirão Preto e colocar a cidade nos trilhos”, falou o ex-secretário.

Nogueira agradeceu o trabalho do secretário à frente da Secretaria da Cultura e falou como é o trabalho de sucessão dos secretários. “Eu já fui secretário de Estado três vezes, portanto, já fui sucedido por três colegas. E sempre disse que esse processo na gestão pública é uma corrida de bastão. Um entrega a Secretaria melhor para o próximo secretário”, disse o prefeito.

“Já entregamos no Ministério da Cultura a abertura do projeto de restauro do Palácio Rio Brando e do museu do Histórico e do Café. Mas não queremos parar por aí, a nossa meta é encaminhar essas duas ações com leis incentivadas e apoio da iniciativa privada, mas colocar em bom estado de funcionamento o Teatro Municipal e o Teatro De Arena”, afirmou Nogueira, sobre os locais culturais de Ribeirão Preto.

A professora de dança Isabella Pessotti é a nova secretária.Ela já integra a equipe da Secretaria desde janeiro deste ano, já atuou na Cultura entre 2002 e 2008, além de ter participado de outros programas culturais. Cientista Social com especialização em Ciências Políticas e Economia, fez carreira mesmo nas artes, como dançarina e professora de dança.

“A cultura tem o papel de fomentar, difundir e estimular a produção cultural, além de dar visibilidade e circulação ao que é produzido de cultura aqui em nossa cidade, que não é pouco. Assim, conseguimos saber o que temos de cultura na cidade e construir, a muitas mãos, políticas públicas para cada área”, explicou Isabella.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A nova secretária também falou sobre a necessidade de trabalhar cooperando, dentro da Secretaria e com outras autarquias municipais. “Mas que a gente pense em construir juntos, porque a autoria é de todos nós e o lucro é do município, é coletivo”, disse Isabella.

Currículo

Isabella de Carvalho Pessotti é Cientista Social graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde foi aprovada em terceiro lugar no vestibular de 1996 e formou-se em 2001. Na formação acadêmica ela tem também especialização em Ciências Políticas e Economia também pela UEL.

Isabella tem também vasta formação artística. É bailarina formada pelo método Vaganova, concluiu os estudos no Centro de Dança e Artes (ADANAC) e o aperfeiçoamento profissional na Scuolla di Danza e Teatro del Cárcano. Integrou companhias de dança nacionais e internacionais.

A nova secretária concluiu o curso de Ballett Clássico, método Vaganova em 1992. Em 1996 concluiu o curso de Pedagogia aplicada às artes.

Isabella fez aperfeiçoamento na Scuolla di Danza del Teatro del Cárcano – escola preparatória vinculada ao teatro Alla Scala, em Milão, na Itália.

Integrou o grupo semiprofissional ADANAC, apresentou-se em festivais nacionais e internacionais de dança, obtendo diversas premiações, entre eles o Festival de Dança de Joinville, CBDD, Projeto Olenewa, FILO (em Londrina) e conferência de Dança Brasília. Participou de diversas montagens de Repertório Clássico, bem como em montagens contemporâneas, musicais, óperas e outros trabalhos.

Isabella já trabalhou na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, de novembro de 2002 a dezembro de 2008, no programa Arte-Educação – Projetos de Ação Complementar à Educação. O programa de ações complementares à educação foi desenvolvido por meio de oficinas nos centros culturais dos bairros periféricos de Ribeirão Preto. O programa manteve atividades de artes e esportes nas escolas e centros culturais, frequentados no contraturno escolar.

Entre 2003 e 2009 foi professora de ballet, contratada pela prefeitura de Ribeirão Preto, quando lecionou nos projetos sociais da cidade.

A secretária também integrou o corpo de jurados do Mapa Cultural, programa do governo do Estado de São Paulo. Foi parecerista do Programa de Ação Cultural (Proac), nomeada pela Secretaria de Estado da Cultura, por indicação da classe artística.

Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, como suplente e titular na área de dança. Atualmente é membro titular do Conselho na cadeira de Projetos Sociais. É delegada regional da Conferência Municipal da Cultura, representando a cidade de Ribeirão Preto na Conferência Estadual de Cultura. Foi ainda membro da diretoria do Proyecto Sur, de artes plásticas e literárias, entre 2012 e 2013.

Desde janeiro deste ano integra a equipe da Secretaria Municipal da Cultura, como Chefe de Divisão de Eventos e Programas Culturais.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -