Home » Cidades » Saude » Via Anhanguera recebe campanha para caminhoneiros nos dias 23 e 24 de maio

Via Anhanguera recebe campanha para caminhoneiros nos dias 23 e 24 de maio

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês reconhecido internacionalmente pela promoção de ações voltadas à prevenção de acidentes de trânsito, a Arteris Autovias (empresa integrante do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo) realizará, nos dias 23 e 24 de maio (quarta e quinta-feira), a primeira edição de 2018 da campanha Saúde na Boleia. A estrutura estará montada no Auto Posto Gavião, situado à altura do quilômetro 312 da Via Anhanguera (SP-330), em Ribeirão Preto, e oferecerá diversos serviços gratuitos das 9 às 17 horas.

Os caminhoneiros que participarem da campanha serão avaliados por profissionais da São Francisco Resgate, que aplicarão exames básicos de saúde (peso, altura, índice de massa corpórea, pressão e batimentos cardíacos) e farão testes de glicemia, colesterol e triglicérides. Um clínico-geral também estará disponível, caso seja necessário encaminhamento a uma unidade de saúde. Quem quiser poderá atualizar a carteira de vacinação com doses contra difteria e tétano (dupla adulto), sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), febre amarela e hepatite B.

            A importância de evitar a automedicação também será abordada na Saúde na Boleia. Farmacêuticos da Droga Raia conversarão com os participantes sobre os perigos de ingerir substâncias sem prescrição e darão dicas de higiene pessoal. A GrupAR, organização não governamental de Ribeirão Preto, oferecerá orientações a respeito do uso de álcool, drogas, doenças sexualmente transmissíveis e distribuirá preservativos. Quem quiser também poderá cortar o cabelo gratuitamente na campanha.

 

Saúde preventiva

 

Desde seu início, em 2016, a ação Saúde na Boleia já atendeu mais de mil usuários do Sistema Arteris Autovias e integra um extenso calendário de atividades que contemplam também pedestres, ciclistas e motociclistas. “A consciência no trânsito deve estar presente em nossa rotina constantemente, mas é importante aproveitar o Maio Amarelo para reforçar esse conceito. Devido à rotina, que nem sempre permite dar atenção integral à saúde, alguns motoristas, principalmente caminhoneiros, acabam esquecendo-se desses cuidados básicos – e é para diminuir essa incidência que criamos ações do tipo”, conclui Maria José Finardi, coordenadora de Sustentabilidade da Arteris.

 

Comente

Deixe uma resposta