Home » Cidades » Saude » Tecnologia locomotiva para cadeirantes e óculos especial para pessoas com deficiência visual são destaques na abertura da Mobility & Show

Tecnologia locomotiva para cadeirantes e óculos especial para pessoas com deficiência visual são destaques na abertura da Mobility & Show

Programação do evento segue até o próximo domingo, no estádio Palma Travassos

Ocorrendo pela primeira vez no interior de São Paulo, a Mobility & Show Ribeirão 2019, o mais importante evento para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida do Brasil, foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (24/05), no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto (SP). A solenidade contou com a presença de importantes autoridades da região, como o Secretário de Assistência Social de Ribeirão Preto, Guido Desinde Filho; Secretário de Turismo, Edmilson Carlos; Presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, vereador Luciano Mega. A abertura oficial foi coordenada pelo realizador da Mobility & Show, Rodrigo Rosso, também presidente da Abridef (Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva), e contou com a presença do ex-narrador esportivo Osmar Santos, padrinho do evento.

“Presenciamos no primeiro dia da Mobility & Show o grande interesse da população portadora de deficiência e mobilidade reduzida de Ribeirão Preto e cidades vizinhas em conhecer as mais modernas tecnologias assistivas, que objetivam oferecer melhor qualidade de vida. Além disso, a vinda de autoridades públicas ao evento mostra que a pauta de acessibilidade e mobilidade urbana está no foco de atenção dessas cidades”, comenta Rodrigo Rosso.

Diversas atrações chamaram a atenção do público no primeiro dia de evento. Crianças com Síndrome de Down da ONG Sem Fronteiras, de Ribeirão Preto (SP), prepararam um banquete completo para os presentes no evento. A exposição de tecnologias também prendeu a atenção dos visitantes, como os óculos ‘Orcam MyEye’, para uso de pessoas com deficiência visual – ferramenta capaz de fotografar, escanear e transformar textos de variadas superfícies em áudio.

Outro destaque do evento é a exposição de um veículo completamente adaptado para cadeirantes, no qual a pessoa consegue entrar no automóvel via plataforma reclinável e se posicionar para dirigir. “Essas são apenas algumas tecnologias assistivas que a Mobility & Show traz para o empoderamento e maior independência das pessoas portadoras de deficiência e/ou mobilidade reduzida. Nossa expectativa até domingo é a melhor possível”, complementa Rodrigo Rosso.

A programação da Mobility & Show segue no próximo sábado das 09h às 18h, com diversas atividades esportivas, como futebol, vôlei e radcross, fórum e palestras sobres políticas públicas de acessibilidade, dentre outras.

Para mais informações, acesse www.mobilityshow.com.br

 

Comente

Deixe uma resposta