Home » Cidades » Saude » Semana Internacional do Autismo começa no dia 1 de abril e recebe especialistas nacionais e internacionais em RP

Semana Internacional do Autismo começa no dia 1 de abril e recebe especialistas nacionais e internacionais em RP

Evento traz o tema "Inclusão 360" e apresenta as novidades nas áreas social, educacional, familiar e profissional da infância até a vida adulta

Celebrando as diferenças, quebrando preconceitos e contribuindo para a inserção das pessoas com desenvolvimento atípico na sociedade, o TEAbraço – Semana Internacional do Autismo – acontece entre os dias 1 e 7 de abril em Ribeirão Preto. O evento chega a sua 4ª edição e traz o tema “Inclusão 360º” com uma extensa programação com renomados profissionais do Brasil e dos Estados Unidos.

Entre os assuntos que serão abordados nas palestras gratuitas, workshops, conferências e cursos de aprimoramento estão: alfabetização, adaptação do ambiente escolar, comportamentos agressivos, técnicas de comportamento, sexualidade, esporte, o uso de canabidiol no tratamento, genética, leis e direitos, bullyng, mercado de trabalho, os desafios da vida adulto, entre outros.

arquivo pessoal

Além da parte científica, o evento conta com o projeto da Casa Azul – um ambiente com a reprodução de cômodos de uma casa convencional, mas com adaptações para deixar o dia a dia da pessoa autista mais simples e confortável. Outro projeto que será apresentado na Casa Azul são os Desenhos Roteirizados do “Autismo Projeto Integrar”. As ilustrações apresentam recursos visuais simples e explicativos com o objetivo de ajudar os autistas a compreender contextos sociais – seja ele dentro de casa ou na rua, minimizar comportamentos agressivos e controlar impulsos.

Aberto e gratuito para crianças de todas as idades, o evento ainda traz o Espaço Jujuba. O ambiente será inspirado no universo e suas diferenças e apresenta áreas com estímulos visuais e sensoriais, atividades lúdicas como contação de história, oficinas de desenho, personagens infantis, entre outros.

Programação: 01 de abril

Iniciando a semana, os Cursos de aprimoramento, voltado para pais, familiares e profissionais da área, começam a partir das 08h e trazem os temas: “Adaptação do Ambiente Escolar para TEA”, com as especialistas Juliana Dadalto e Calisabel Caldevilla e “Metodologia Priorit” com Caio Abujadi, Roberta Marcello e Aline Kabarite do Grupo Priorit. Já a partir das 18h30 no “Espaço Lagarta Vira Papo”- mediado por Andrea Werner dentro da Livraria Cultura – as profissionais Marilza Arcanjo, Celisabel Caldevila e Andrea Taubmam trazem o tema “Sexualidade e Abuso Sexual no TEA”.

A 4ª edição do TEAbraço acontece no Shopping Iguatemi Ribeirao Preto. Para inscrições e informações acesse www.teabraco.com.br.

Comente

Deixe uma resposta