InícioSaúdeSecretaria da Saúde define programação do VI Encontro Municipal de Aleitamento Materno

Secretaria da Saúde define programação do VI Encontro Municipal de Aleitamento Materno

- continua após a publicidade -

Dentro das atividades comemorativas à Semana Mundial da Amamentação, o Programa de Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, em parceria com várias instituições e universidades, promove, a partir do dia 1 de agosto, o VI Encontro Municipal de Aleitamento Materno.

O objetivo é desenvolver e implementar ações voltadas à promoção e estímulo ao aleitamento materno a partir de encontros, palestras, capacitações, orientações com apresentações de vídeos para profissionais da área e população, distribuição de material educativo e peças teatrais.

Programação

No dia 1º de agosto, terça-feira, às 8h,  acontece a abertura oficial do VI Encontro Municipal de Aleitamento Materno, no  Anfiteatro do Centro Universitário  Barão de Mauá. A coordenadora do programa de Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde e presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, enfermeira Márcia Guerreiro dos Reis, abordará em palestra o tema “Situação do Aleitamento Materno em Ribeirão Preto: Construção e Parcerias”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Às 9h30, uma mesa redonda composta por profissionais da área discutirão, “Construção e Consolidação de Parcerias Interinstitucionais na Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno”.

“Conflitos Ligados ao Aleitamento Materno nos Hospitais/Maternidades e Possíveis Soluções”, será o tema abordado pela professora Adriana Moraes Leite, docente da Escola de Enfermagem da USP-RP, às 9h30.

A médica neonatologista e coordenadora do Centro de Referência de BLH SP, do Hospital Leonor Mendes de São Paulo, Andrea Spínola Fernanda, discutirá, às 10h, “O Papel do Banco de Leite na Rede de Apoio ao Aleitamento Materno”.

“A Importância Sócio-Econômica da Amamentação”, será o tema proferido, às 10h30, na palestra da coordenadora do Paisca e médica assistente do Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Encerrando as atividades da manhã, a médica assistente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas e médica da Unidade de Saúde da Família (USF) do Heitor Rigon, Flávia Magalhães Martins Bernardo, abordará o tema “Prevenção e Tratamento de Mastite Puerperal”.

À tarde, às 13h30 será feita a apresentação da peça teatral sobre amamentação pelo Grupo Los Muchos.

Às 14h30, uma mesa redonda com depoimentos de casais no processo de amamentação, será moderada pelas enfermeiras Carmelita Zanin Felix e Camila Pileggi.

Às 16h, palestra sobre “Aleitamento Materno nas Creches Municipais: Conflitos e Soluções” será conduzida pela nutricionista do DAE – SME, Helena Vassimon.

Outras atividades

Na quinta-feira, 3 de agosto, às 14h, acontece a palestra “Aleitamento Materno na UBS (Unidade Básica de Saúde) Parque Ribeirão e apresentação de peça teatral sobre o tema. A UBS Parque Ribeirão fica na rua Saad Salomão,225.

Já nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 de agosto, das 14h às 20h, acontecem várias atividades sobre  do aleitamento materno no Novo Shopping.

Para o dia 6 de agosto, domingo, das 8h30 às 11h30, atividades como caminhada, apresentação do Coral do Hospital das Clínicas e das unidades de saúde e peça teatral sobre amamentação serão concentradas no Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira).

Organização 

As atividades comemorativas da XXVI Semana Mundial da Amamentação são organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Atenção à Saúde das Pessoas, por meio dos Programas de Aleitamento Materno, da Saúde da Criança e Mulher, Saúde Bucal, unidades de saúde, Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação,  maternidades, universidades, Banco de Leite do Hospital das Clínicas, Nalma (Núcleo de Aleitamento Materno) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Comitê Municipal de Aleitamento Materno.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -