InícioSaúdeRede Municipal já está vacinando meninos contra o HPV

Rede Municipal já está vacinando meninos contra o HPV

- continua após a publicidade -

Para vacinar os meninos na faixa etária de 12 e 13 anos contra o HPV, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto realizou a capacitação dos profissionais de saúde e o abastecimento das 38 salas de vacinas do município.

A meta é vacinar pelo menos 80% da população-alvo, estimada em 10 mil meninos. HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano, capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos, sendo que cerca de 40 podem infectar o trato ano-genital.

Para alcançar a meta da vacinação, além da divulgação na mídia e no portal da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, também vem sendo providenciada a vacinação por meio de comunicados, cartazes e panfletos distribuídos nas escolas do município, direcionados aos pais e alunos, sobre a importância da imunização.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com nove até 13 anos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). Portanto, o Brasil assegura a sétima posição e a vanguarda na América Latina. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Meningite – Nas salas de vacinas das Unidades de Saúde do município estão também disponíveis a vacina Meningocócica C conjugada para adolescentes de 12 a 13 anos. É apenas uma dose e trata-se de uma vacina de extrema importância, que previne contra o tipo de meningite de maior incidência na região. A população-alvo é de cerca de 20 mil meninos e meninas nessa faixa etária.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -