InícioSaúdeHPV será centro de discussões sobre câncer de cabeça e pescoço durante...

HPV será centro de discussões sobre câncer de cabeça e pescoço durante o III Ecip

- continua após a publicidade -

No pós carnaval um tema surge como causa de grande preocupações entre os profissionais da oncologia. Trata-se do avanço da contaminação por HPV, o papiloma vírus humano, que hoje é um importante causador do câncer de orofaringe, de acordo com o oncologista Eduardo Saadi Neto, do Centro Integrado de Pesquisas (CIP),  que esteve presente no maior congresso americano, recém realizado, nos Estados Unidos. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de cabeça e pescoco, que inclui câncer de boca, laringe e demais sítios dessa região é hoje o segundo mais frequente entre os homens no Brasil, atrás somente do câncer de próstata. Daí ser um dos temas centrais da terceira edição do Encontro de Cancerologia no Interior Paulista (III Ecip) vai acontecer, nos dias 14, 15 e 16 de março, no Centro de Convenções da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. O evento, que já é o maior da oncologia no interior do Brasil, reunirá cerca de 800 especialistas de todas as cinco regiões do país, além de convidados de renome internacional, para discutir este entre outros temas. Como o câncer de mama, durante o X Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária, que acontece em paralelo.

Saadi Neto explica que no que se refere a tumores localizados na orofaringe, é uma doença um pouco menos agressiva e, por isso, tem-se discutido a desintensificação de tratamento para estes pacientes. “Este será o cerne da nossa discussão no Ecip em tumores HPV – relacionados: podemos desintensificar o tratamento sem que haja prejuízo na chance de cura da doença?”, indaga Saadi, sobre a discussão a ser levada a cabo durante o encontro de cancerologia.

Outros fatores de risco para este tipo de câncer, além do papiloma vírus, estão associados ao fumo e álcool, que aumenta em 19 vezes, a chance de ter câncer nessa região. Sem falar da má higiene dental e oral e o refluxo gástrico-esofágico.

Imunoterapia

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Outro tema relevante que será levado ao congresso é o uso de Imunoterapia em Câncer de Cabeça e Pescoço recorrente e metastático. “Em relação à imunoterapia, esta nova forma de tratar o câncer vem revolucionando a oncologia clínica, inclusive, no que diz respeito ao tratamento de Tumores de Cabeça e Pescoço. Abordaremos o uso destas medicações (Imunoterapia) no que tange a indicações, possíveis benefícios e manejo de eventos adversos”, disse o oncologista.

Na edição do ano passado, o II ECIP que reuniu mais de  700 inscritos e 72 palestrantes, se consolidou como evento referência no Brasil em cancerologia na discussão diagnóstica de novos tratamentos e pesquisa. “Reunimos especialistas de todas as regiões do país interessados em aprofundar seu conhecimento sobre câncer. Sobretudo, para os médicos do interior paulista e de Estados vizinhos, o ECIP é muito importante como atualização e conhecimento”,  diz o oncologista Gustavo Colagiovanni Girotto, do Hospital de Base de Rio Preto, um dos coordenadores do evento.

“Esta terceira edição trará as últimas novidades da imuno-oncologia e das terapias-alvo. Desta forma, esperamos que o III ECIP cumpra seu papel de disseminar conhecimento e de estreitar os laços dos profissionais envolvidos no cuidado ao paciente com câncer”, completa o outro coordenador do evento, o oncologista Fabio Leite Couto Fernandez, também coordenador do Ecip e médico do Hospital de Base de Rio Preto.

Convidados de renome internacional

 Entre os convidados de renome internacional estão o oncologista Antônio Carlos Buzaid, diretor do Centro Oncológico do Hospital Beneficência Portuguesa, e membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein, ambos de São Paulo, o mastologista Ruffo de Freitas Junior, professor da Universidade Federal de Goiás e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, e o oncologista William Nassib William Junior, diretor médico de oncologia clínica e hematologia do Centro Oncológico do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, e chefe da Seção de Oncologia Clínica em Cabeça e Pescoço do MD Anderson Cancer Center, em Huston.

Os três dias do Encontro serão divididos em 10 módulos, sendo eles: Mama; Cabeça e Pescoço; Trato gastrointestinal; Pulmão; Urologia; Pesquisa Clínica; Cardio-Oncologia; Princípios em Oncologia; Tumores Raros e Ginecológicos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ecip.com.br

SERVIÇO:

III ECIP – Encontro de Cancerologia no Interior Paulista e

X Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária

 

Data: 14, 15 e 16 de março de 2019

Local: Centro de Convenções da FAMERP

Av. Jamil Feres Kfouri, 60 – Jardim Panorama, São José do Rio Preto

Mais informações e inscrições no site: www.ecip.com.br

CIP (www.centrodepesquisacip.com.br/informacoes-gerais)

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -