Home » Cidades » Saude » Estabelecido o Fórum para Pessoa com Deficiência em RP

Estabelecido o Fórum para Pessoa com Deficiência em RP

Objetivo é elaborar e encaminhar ao poder público propostas de políticas públicas de inclusão dessa população

Com o intuito de elaborar e encaminhar ao poder público propostas de políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, foi estabelecido, em Ribeirão Preto, o “Fórum Permanente de Discussão e Intervenção na Política de Atenção à Pessoa com Deficiência”.

A ideia da criação do Fórum nasceu de reuniões, quando se verificou a importância de encontros periódicos e intervenções na assistência daquela população.

Estes encontros, que são realizados na última quinta-feira do mês, na DRS, contam com a participação de representantes da saúde, assistência social, educação, justiça, defensoria pública, conselhos de direitos, entre outras áreas de atuação, além de familiares e representantes de pessoas com deficiência.

Sheyla Dutra, coordenadora do Projeto FADA e integrante da equipe do Fórum, conta que o objetivo é “gerar e gerir fluxos de atendimento desde a assistência social, perpassando pela saúde e chegando à educação, entre outros direitos. E, ainda, abordar deficiências nos setores, discutir políticas públicas e intervir nesses fluxos, uma vez criados e estabelecidos”, explica.

“Com um regimento atualizado e forte, conseguiremos efetivar essas políticas na luta da pessoa com deficiência em igualdade de oportunidades. Não falamos em privilégios, e, sim, em cumprir a Constituição”, destaca.

A psicóloga Paula Nascimento e a assistente social Renata Cremonez, também integrantes do Fórum, defendem que o diálogo entre sociedade e poder público só tem a acrescentar positivamente nas ações de implementação de melhorias nos serviços.

Mais informações sobre como participar do Fórum podem ser obtidas através da Defensoria Pública, pelo telefone (16) 3965 4151, ramal 713.

A FADA

A Família Down e Amigos é um projeto independente que trabalha no apoio a familiares de pessoas com deficiência. Os projetos são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada família. São realizadas desde visitas neonatais até atendimentos informativos nas áreas de saúde, educação e jurídica.

A FADA também promove treinamentos para profissionais e estudantes destas áreas, assim como para pais e cuidadores de pessoas com deficiência.

Comente

Deixe uma resposta