InícioSaúdeBanco de Sangue RP necessita de doações para elevar o estoque de...

Banco de Sangue RP necessita de doações para elevar o estoque de sangue em um período crítico do ano

- continua após a publicidade -

Fim de ano é época de rever ações e planejar o que se espera e deseja para o novo ano. Não raras são as pessoas que elencam o que fizeram e o que desejam ainda fazer. Que tal, então, incluir nessa lista um ato altruísta e que, sem demagogia, é capaz de salvar muitas vidas? Doar sangue é um exercício de solidariedade e de fácil realização. É rápido, indolor e extremamente importante, visto que o sangue não tem substituto artificial, sendo ele próprio a única maneira de repor a perda ou suprir demandas do organismo, no caso de algumas doenças.

Segundo Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue Ribeirão Preto, o número de doações está abaixo do ideal para suprir a demanda. O déficit do estoque está próximo de 25%, e os tipos de sangue mais críticos são O e A.

“Os feriados de final de ano aumentam ainda mais nossa preocupação. Nesta época necessitamos de mais bolsas de sangue, visto o aumento de acidentes nas estradas brasileiras, queimaduras e cirurgias de emergência”, afirma. “Nossos pedidos são para que as pessoas coloquem em seus anseios para 2018 a doação de sangue como uma das prioridades e que desperte nelas o desejo de se tornarem doadores de repetição, ou seja, que efetuam, ao menos, duas doações de sangue dentro do período de um ano”, explica.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, este índice é abaixo de 2%.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

   Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

   Sobre o Banco de Sangue Ribeirão Preto

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamentos gratuitos nas esquinas das ruas Quintino Bocaiúva com Amadeu Amaral e Vicente de Carvalho.  Mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -