Home » Cidades » Saude » AVC será um dos temas do I Congresso Internacional de Atenção Domiciliar de RP

AVC será um dos temas do I Congresso Internacional de Atenção Domiciliar de RP

O evento, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, reunirá médicos renomados e abordará, além do acidente vascular cerebral (AVC), ações de saúde na atenção primária.

Nos dias 19 e 20 de outubro, será realizado na cidade de Ribeirão Preto (SP) o I Congresso Internacional de Atenção Domiciliar (CONIAD – RP). No evento, que conta com o apoio da Boehringer Ingelheim, serão discutidos diversos temas, entre eles o AVC, segunda causa de morte mundialmente1-2.

O AVC é uma emergência médica, responsável por causar, anualmente, 6,5 milhões de óbitos no mundo3. No Brasil, o cenário também assusta: segundo dados do Ministério da Saúde, a doença fez cerca de 100 vítimas fatais apenas em 20154. 85% dos casos de AVC ocorrem na forma isquêmica, ou seja, quando há a obstrução em um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro, bloqueando a passagem de oxigênio para as células locais. Já os outros 15% são referentes à forma hemorrágica, quando um vaso enfraquecido rompe e sangra no cérebro5.

O rápido atendimento ao paciente que está sofrendo um AVC é crucial, pois um socorro rápido pode salvar vidas e evitar o risco de sequelas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares em parceria com a Rede Brasil AVC, lançaram a campanha “A Vida Conta”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do rápido atendimento ao paciente que está sofrendo um AVC, elucidando os seus sintomas e o risco de sequelas.

Referências:

  1. Lozano R, et al. Lancet 2012;380:2095-2128.
  2. Hankey G. Lancet 2013;1:e239-e240.
  3. World Stroke Campaign. Brochure.
  4. Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Ministério da Saúde.
  5. Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Acidente Vascular Cerebral. Disponível em

Comente

Deixe uma resposta