Home » Cidades » Policial » Ribeirão Preto vai implantar o Detecta

Ribeirão Preto vai implantar o Detecta

O sistema vai aumentar muito o numero de multas de veículos que circulam com impostos atrasados. Maior segurança ou fabrica automática de multas?

Na manhã desta sexta-feira, dia 14 de setembro, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, assinaram o convênio de adesão do município ao sistema Detecta.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Dr. Carlos Cezar Barbosa, deputado estadual Welson Gasparini, representante da Câmara Municipal, vereador Otoniel Lima, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Dorival Balbino, além de secretários, vereadores, autoridades policiais e locais.

A parceria entre a prefeitura de Ribeirão Preto e a Polícia Militar para implantação do sistema prevê a instalação de 50 aparelhos fixos OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres), usados para identificação de placas de veículos, com investimento de R$ 1,5 milhão.

As câmeras irão se juntar com os 24 pontos do Olho de Águia, que funcionam na região central de Ribeirão Preto, somando 74 posições de monitoramento em Ribeirão Preto. As câmeras residenciais e comercias que tiverem a tecnologia adequada também podem ser interligadas ao sistema Detecta futuramente.

“Conseguimos uma linha de financiamento específico para a área de segurança pública, no valor de R$ 3 milhões. Com esses recursos, estamos triplicando o número de câmeras de monitoramento e vigilância de Ribeirão Preto. Temos mais um shopping da cidade ofertando 10 câmeras, somando 60 câmeras do Detecta, além das outras que serão usadas”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira.

O secretário destacou que São Paulo é o Estado com os melhores indicadores de segurança do Brasil. “Combater a criminalidade com seriedade, como nós fazemos aqui no Estado de São Paulo no dia a dia. Por isso, fico extremamente feliz que Ribeirão Preto venha a fazer parte do Detecta. Tenho certeza que os indicadores criminais cairão para que a cidade avance ainda mais na segurança pública”, disse.

Os equipamentos, com capacidade de reconhecimento automático de placas de veículos, permitirão identificar restrições de trânsito e emitir alertas durante uma fiscalização. Isso possibilitará ações imediatas, como apreensão do veículo ou rendição dos passageiros.

“Os números e dados, como a redução dos índices de criminalidade e os menores de homicídios do Brasil, estão presentes aqui em São Paulo, mostrando que estamos no caminho certo. Com o Detecta, é avançar ainda mais para fazer de Ribeirão Preto uma referência para todas as outras cidades de que, juntando forças, somos capazes de fazer mais com menos e melhor”, concluiu Nogueira.

Detecta

Dados da atuação do sistema Detecta no Estado de São Paulo, de agosto de 2018, revelam que a ação do Detecta contribuiu significativamente na redução da violência. Foram recebidos 583.246 alertas de veículos furtados e 299.119 alertas de veículos roubados.

Esses alertas resultaram em 6.610 veículos interceptados com 10.769 pessoas presas ou desaparecidas encontradas, com a apreensão de 539 armas apreendidas.

Somente neste ano, na região do CPI-3, em conjunto com as câmeras de monitoramento das rodovias, foram 49 interceptações de veículos, 67 pessoas detidas e nove armas apreendidas.

O Detecta é um sistema inteligente de monitoramento para aprimorar o trabalho dos policiais e autoridades locais. Muito mais que um sistema de monitoramento inteligente, o sistema possui o maior conjunto de informações armazenadas da América Latina e integrará bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

Olho de Águia

Esse resultado irá se juntar com os resultados do Olho de Águia, implantado em 2006, através de uma parceria da prefeitura de Ribeirão Preto, ACIRP e Polícia Militar, e que ajudou a reduzir os índices de criminalidade no centro de Ribeirão Preto.

Os números mostram como o trabalho de prevenção do Olho de Águia é importante para combater a criminalidade, ao reduzir de 29,05, em 2009, para 12,57, em 2018, o número de furtos de veículos na área central e de 173,33, em 2009, para 90,29, em 2018, o número de furtos gerais na área central.

Comente

Deixe uma resposta