InícioCidadesEsquadrilha da Fumaça fará demonstração no aniversário de Ribeirão Preto

Esquadrilha da Fumaça fará demonstração no aniversário de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Uma das atrações mais esperadas das comemorações de 161 anos de Ribeirão Perto, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça faz parte do Ribeirão Air Show, que acontece no próximo dia 18 de junho, das 9h às 17h, no Aeroclube de Ribeirão Preto.

A Esquadrilha da Fumaça é muito querida pela população de Ribeirão Preto que poderá acompanhar de perto todas as acrobacias e manobras em um espaço exclusivo dentro do aeroporto, com acesso pelo Aeroclube, bem perto das aeronaves e dos pilotos.

Na semana passada, dia 9 de junho, uma reunião foi realizada para definir todos os detalhes do Ribeirão Air Show que terá, além da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, Food Trucks e exposição de aeronaves. O evento é gratuito, mas estarão recebendo a doação de alimentos não perecível que serão doados a instituições de caridade da cidade.

Estiveram presente na reunião representantes da Coordenadoria de Limpeza Urbana, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar,  Transerp, Samu, 5º CSM e Tiro de Guerra, Secretaria Municipal da Cultura, Defesa Civil, Daesp, Infraero e diretores do Aeroclube.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Toda logística do evento foi discutida durante a reunião, desde a segurança interna e os entornos do aeroporto e do aeroclube, e também do acesso da população ao evento, para que todos possam assistir a bela apresentação da Esquadrilha da Fumaça, sem prejudicar o funcionamento do aeroporto Leite Lopes.

Para o presidente do aeroclube de Ribeirão Preto, Paulo de Tarso Madeira, o evento é uma forma de trazer para a cidade um lazer gratuito. “Ribeirão vai estar em foco mundialmente. Por isso, nossa ideia é fazer uma festa bonita e mostrar que somos um povo alegre. Será uma festa para a família em um ambiente saudável”, afirmou Madeira.

Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos NA T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura próprios.

Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram. Embora com uma estrutura bastante diferenciada do início, a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo, procurando resguardar, hoje, os princípios que lhe deram sustentação ao longo da sua existência.

Seguindo sempre os últimos avanços em sistemas aviônicos, em março de 2013, a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística das aeronaves A-29 Super Tucano. As cores da Bandeira do Brasil continuam a compor a pintura do novo avião, que ganhou tonalidades mais fortes e marcantes: a própria Bandeira Nacional é destacada na cauda do A-29, ressaltando o alto grau tecnológico da indústria brasileira e o excelente profissionalismo dos pilotos da Força Aérea, além de evocar o sentimento

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -