Home » Cidades » Empresários se reúnem na ACIRP nesta segunda-feira (27) para registro da chapa Movimenta Ribeirão

Empresários se reúnem na ACIRP nesta segunda-feira (27) para registro da chapa Movimenta Ribeirão

Campanha por eleições diretas na entidade reuniu mais de 900 empresas; esta será a segunda votação da história da ACIRP

A chapa Movimenta Ribeirão – Nova ACIRP, que mobilizou mais de 900 empresários interessados em promover eleições para a nova gestão da entidade, se reunirá com seus apoiadores nesta segunda-feira (27), às 9 horas, na sede da entidade, para realizar seu registro oficial para a disputa das eleições que acontecem dia 7 de abril.

“A entrega da documentação representa mais uma etapa cumprida. O primeiro passo foi conseguir as assinaturas de 10% dois associados, desafio que superamos em menos de um mês. Agora, apresentamos uma chapa completa, com 118 empresários e empresárias que querem uma ACIRP mais transparente, representativa e democrática”, afirma Dorival Balbino, candidato a presidente na chapa Movimenta Ribeirão – Nova ACIRP.

A disputa eleitoral é um fato raro nos 112 anos da entidade. Esta será a segunda oportunidade do associado escolher os rumos da entidade. A última eleição aconteceu há 30 anos. Um dos motivos é justamente o desequilíbrio nas regras impostas pelo estatuto, que dificultam a inscrição de uma chapa de oposição. A exigência de apoio de 10% dos associados, por exemplo, não se aplica ao candidato da situação. Além disso, enquanto a chapa da situação pode se inscrever até cinco dias antes do pleito a chapa que busca a renovação da entidade precisa se apresentar 10 dias antes.

A chapa – Encabeçada pelo empresário Dorival Balbino, fundador da Riberball (Balões PicPic), a chapa Movimenta Ribeirão – Nova ACIRP, além do apoio das centenas de associados, também conseguiu o engajamento de algumas das principais lideranças do meio empresarial que desejam uma entidade mais representativa.

“Iniciamos um movimento para devolver a ACIRP aos associados e recuperar sua representatividade. Precisamos dar à ACIRP o dinamismo e a transparência que os associados merecem e que a sociedade tem exigido em todos os setores”, afirma Balbino.

Ao longo dos últimos 10 anos a entidade perdeu 10% de seus associados sendo que a quantidade de empresas ativas em Ribeirão Preto aumentou mais de 180%. Com isso, a ACIRP que reunia 17% de todas as empresas da cidade, atualmente tem pouco mais de 5% dos CNPJs ativos em seu quadro de associados.

Para Dorival essa perda de representatividade é reflexo do distanciamento da diretoria em relação ao empresário.

“Para levantar as assinaturas de apoio à chapa, visitei centenas de comerciantes, indústrias e prestadores de serviço de diversos segmentos e a reclamação era geral sobre a ausência da entidade na vida das empresas”, lembra Dorival.

Registro da chapa Movimenta Ribeirão – Nova ACIRP
Dia 27 de março, 9 horas
Sede da ACIRP
Rua Visconde de Inhaúma, 489

Comente

Deixe uma resposta