InícioEducaçãoUSP-Filarmônica sobe ao palco do Theatro Pedro II com repertório brasileiro

USP-Filarmônica sobe ao palco do Theatro Pedro II com repertório brasileiro

- continua após a publicidade -

Com repertório de música brasileira, a USP-Filarmônica apresenta sua série mensal de concertos, no dia 15 de maio, às 20h30, no Theatro Pedro II, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi. As apresentações da orquestra cumprem uma função de extensão universitária, com objetivo de oferecer à comunidade, contrapartida social em relação ao aprendizado adquirido na universidade pública, bem como, proporcionar aos jovens bolsistas, a experiência artística.

Na apresentação serão interpretadas as obras Sinfonia Fúnebre (1970), de José Maurício Nunes Garcia, Concertino para fagote e pequena orquestra (1957), de Francisco Mignone, com participação do solista Aloysio Fagerlande (professor da UFRJ), Viola Quebrada (1926), de Mário de Andrade, com arranjo trabalhado por Heitor Villa-Lobos, Ivan Vilela e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi, que será representada pelo solista Caio de Souza (aluno da FFCLRP-USP). Outra solista convidada é a cantora Gina Falcão, pós-graduanda da ECA-USP.

A orquestra também apresenta as canções Moreninha (arranjo e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi), de compositor anônimo brasileiro do século XIX, Coração Indeciso (1903) e Trova (1901), de Alberto Nepomuceno, além da Melodia Sentimental (1958), de Heitor Villa-Lobos.

A entrada no concerto é livre e gratuita, sem impressão de convites, visando a democratização do acesso à arte e a formação de novos públicos na música. O Theatro Pedro II está localizado na rua Álvares Cabral, 370, no Centro. Mais informações pelo telefone (16) 3315-3136.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As séries de Concertos da USP-Filarmônica são uma realização do Departamento de Música da FFCLRP-USP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

 

USP-Filarmônica em São Carlos

 

Os concertos da USP-Filarmônica são realizados mensalmente no Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão” em São Carlos, em parceria com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão – USP São Carlos, EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos) e Prefeitura Municipal de São Carlos. A apresentação no Teatro Municipal acontece no dia 16 de maio, uma quarta-feira, às 20h30. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na bilheteria do teatro, que fica na rua Sete de Setembro, 1735, no Centro. Informações no telefone (16) 3371-4339

 

Serviço

 

97º Concerto da USP-Filarmônica em Ribeirão Preto

Data: 15/05, terça-feira

Horário: 20h30

Local: Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370

Ribeirão Preto

Entrada livre e gratuita

 

98º Concerto da USP-Filarmônica em São Carlos

Data: 16/05, quarta-feira

Horário: 20h30

Ingressos: Retirada 1h antes, na bilheteria

Local: Teatro Municipal

Rua Sete de Setembro, 1735

São Carlos

Entrada gratuita

 

Programa

 

José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)

Sinfonia Fúnebre, 1790 (edição do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP)

 

Francisco Mignone (1897-1986)

Concertino para fagote e pequena orquestra, 1957

 

Mário de Andrade (1893-1945)

Viola quebrada, 1926 (arranjo trabalhado por Heitor Villa-Lobos, Ivan Vilela e Rubens Russomanno Ricciardi, com orquestração deste último)

 

Anônimo brasileiro do século XIX

Moreninha (arranjo e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi)

 

Alberto Nepomuceno (1864-1920)

Coração indeciso, op. 30 nº 1, 1903

Trovas, op. 29 nº 1, 1901

 

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Melodia sentimental, 1958

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🍻 Descubra os Melhores Bares e Petiscos do Comida di Buteco 2024 em Ribeirão Preto! 🍽️

Prepare-se para uma verdadeira celebração gastronômica! De 5 a 28 de abril, Ribeirão Preto-SP receberá a 24ª edição do Comida di Buteco.

🎶 França e os Chorões Encantam o Palco do “Chorinho na 7”!

Prepare-se para uma noite de encantamento musical! Nesta sexta-feira, dia 29 de março, o projeto "Chorinho na 7"

🥋 Seletiva de Judô em Ribeirão Preto! 🏅 Atletas competirão nos Jogos Regionais 2024!

A cidade de Ribeirão Preto se prepara para uma emocionante competição de judô! No dia 3 de abril, a Secretaria de Esportes realizará uma seletiva municipal para formar a equipe que representará nossa cidade nos Jogos Regionais de 2024.

🎭 Teatro Municipal se tornará mais acessível! 🛠️ Melhorias garantem conforto e segurança para pessoas com deficiência ♿️

Em celebração ao Dia Mundial do Teatro, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto anuncia um novo capítulo na história do Teatro Municipal.

Copa do Mundo e Liga dos Campeões – o que você precisa saber sobre as próximas edições das duas competições

Algumas das maiores competições do futebol mundial vão passar por modificações ao longo de suas próximas edições. Neste texto vamos falar sobre a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo.
- PUBLICIDADE -