Home » Cidades » Educação » Monteiro Lobato é tema do AEAARP Cultural

Monteiro Lobato é tema do AEAARP Cultural

Projeto AEAARP Cultural acontece mensalmente, com entrada gratuita

Os personagens do universo de Monteiro Lobato dão o ar da graça no Espaço Gourmet da AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto), no dia 19 de outubro (quinta-feira). A escritora Áurea Laguna é a convidada do projeto AEAARP Cultural junto com o coro juvenil do Colégio Waldorf. Os convidados serão recepcionados com um lanche ao estilo da cozinha de Dona Benta.

Áurea é especializada em Monteiro Lobato e organiza frequentemente palestras e oficinas sobre o escritor para funcionários de livrarias ou editoras, livreiros, contadores de estórias, professores e pais.

O Projeto AEAARP Cultural é aberto ao público, com ingresso solidário (1k de alimento não perecível para as entidades cadastradas na associação), realizado todos os meses com objetivo de apresentar artistas e profissionais do meio cultural da cidade.

Com o tema “A literatura para crianças de Monteiro Lobato”, Áurea vai comentar a obra do escritor de Taubaté, tema que estudou por muitos anos. O coro juvenil da Escola Waldorf, regido por Suzana Samorano, participa do evento interpretando peças que fazem alusão aos personagens e universo da obra de Monteiro Lobato.

A arquiteta Ercília Pamplona, coordenadora do projeto, adianta: “Teremos intervenções do coro e algumas situações artísticas e lúdicas para tornar a noite didática, animada e bem ao gosto, quem sabe, deste que é um dos grandes escritores brasileiros”.

O presidente da AEAARP, Carlos Eduardo Alencastre, ressalta que o Projeto AEAARP Cultural é uma ação aberta a toda comunidade, não apenas aos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia. “A Associação quer relacionar-se com todos os públicos da cidade, é uma entidade que atua há quase 7 décadas estudando e opinando sobre o desenvolvimento urbano de Ribeirão Preto. E desenvolvimento significa qualidade de vida em todos os sentidos, daí que este projeto cultural é mais uma oportunidade de trazer a cidade para dentro da AEAARP e continuar debatendo o futuro de Ribeirão Preto”.

Roteiro

O AEAARP Cultural “A literatura para crianças de Monteiro Lobato” tratará do tema “literatura para crianças” na Europa e no Brasil. A escritora Áurea Laguna falará sobre os escritores europeus Charles Perrault (século XVII), Irmãos Grimm (século XVIII) e Christian Andersen (século XIX), sobre a literatura escolar no Brasil (final do século XIX e início de XX), o surgimento de Monteiro Lobato, abordando o primeiro livro para crianças “A Menina do Narizinho Arrebitado”, de 1920, além de “A saga do Sítio do Picapau Amarelo”, as inovações literárias do escritor e a atualidade das obras lobatianas.

Sobre Áurea Laguna      

Maria Áurea de Assis Moura Laguna é membro da UBE (União Brasileira de Escritores). Formada em Serviço Social, em 1972, atuou na Secretaria de Bem Estar Social da Prefeitura de São Paulo como coordenadora dos cursos profissionalizantes do projeto FORMO (Formação de Mão de Obra), durante três anos.   Em 1998, dedicou-se exclusivamente à pesquisa das obras de Monteiro Lobato levando para várias entidades de Ribeirão Preto e de São Paulo o projeto O Mundo de Monteiro Lobato. Em 2002, cursou uma especialização na área de Língua Portuguesa no “Centro Universitário Ateneu Barão de Mauá”, apresentando a monografia (Re) Visitando a Canastra da Emília – O Saber no Sítio do Picapau Amarelo. Em 2006, terminou sua segunda especialização na UNESP de Araraquara, elaborando uma monografia inédita sobre o primeiro livro de Monteiro Lobato: A Menina do Narizinho Arrebitado -1920, destinado às crianças. No primeiro semestre de 2009, frequentou a disciplina O Mito e o Maravilhoso, do mestrado da UNESP, e apresentou o seminário: Monteiro Lobato e a literatura para crianças, para os colegas de classe e de doutorado da área de Letras Modernas. Passou a produzir artigos sobre esse escritor, oferecendo também assessoria para os alunos que escolheram seus livros como ’corpus’ para suas teses.

AGENDA

AEAARP Cultural
A literatura para crianças de Monteiro Lobato
Data:19 de outubro
Horário: 19h
Local: Espaço Gourmet AEAARP – Rua João Penteado 2237

Comente

Deixe uma resposta