InícioEducaçãoEvento no Bosque marca comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Evento no Bosque marca comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

- continua após a publicidade -

Na segunda-feira, dia 05 de junho, a prefeitura de Ribeirão Preto realizará um evento no bosque municipal em comemoração ao “Dia do Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia”. No evento serão apresentadas as ações desenvolvidas em pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o andamento das obras de ampliação dos interceptores de esgoto que estão sendo construídos pelo Daerp, através da Ambient.

O evento irá contar com a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o Secretário do Meio Ambiente, Otávio Okano, o superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte e o presidente da Ambiet, Paulo Roberto de Oliveira.

As obras de ampliação dos interceptores de esgotos é a maior obra de saneamento básico em andamento, em todo o Estado de São Paulo e a maior obra de saneamento da história de Ribeirão Preto. Estão sendo investidos R$ 137,7 milhões na construção de 97,2 km de novos interceptores, que deverão estar concluídos até janeiro de 2019 e vão garantir que Ribeirão Preto passe a ter 100% de esgoto coletado e tratado. Hoje o município trata cerca de 80% de todo o esgoto produzido no município. Até agora já foram implantados 34,7 quilômetros de novos interceptores em todas as regiões da cidade.

Na oportunidade o prefeito Duarte Nogueira anunciará a criação da Estação Ecológica Municipal Guarani, em uma área de 43 hectares, na zona leste que foi doada ao município. A partir do período das chuvas, no segundo semestre, terá início o plantio das árvores para a formação da Estação Ecológica, que terá como principal função recuperar parte da mata ciliar na região.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Nestes seis meses a secretaria também fez a distribuição à população e o plantio de 28,8 mil mudas além do trabalho de conclusão do Parque Linear Retiro Saudoso.

Obras de emissários de esgoto

 As obras de esgotos tiveram início no primeiro semestre do ano passado e até o momento já foram implantados 34,7 km de interceptores (35% do total). Entre as principais obras que já foram executadas até o momento foram:

 Interceptor Margem Direita do Córrego Tanquinho – Foi concluída em maio de 2017 a construção de 5.824,50 metros de interceptor de esgoto na margem do Córrego Tanquinho. A obra iniciou na Avenida Eduardo Andréa Matarazzo, na Margem do Córrego Ribeirão Preto, e se estendeu na margem direita do Córrego Tanquinho passando pelos bairros  Vila Carvalho, Vila Mariana, Jardim Independência, Jardim Cadacaam, Jardim Anhanguera, Jardim Itapora e Jardim Zara. Com essa obra foi possível solucionar problemas de vazamento de esgoto no curso d’ agua, possibilitando o seu encaminhamento à estação de tratamento de Esgoto Ribeirão Preto, e preservando o meio ambiente.

Margem Direita do Córrego Retiro Saudoso – Foi Iniciada em 28 de novembro de 2016 e concluída em março de 2017 a construção do interceptor de esgoto na margem do Córrego Retiro Saudoso. A obra localizada na Avenida Maurílio Biagi, na pista da margem direita do córrego, iniciando na esquina com a Rua Ovídio José de Faria e se estendeu na avenida por 1.551,00 metros, no sentido da Avenida Presidente Kenedy, até em frente ao Garden Hotel. Estas obras foram necessárias para eliminar constantes extravasamentos e alagamentos que ocorriam nesta parte da Avenida, beneficiando a toda população. A obra compreendeu também o recapeamento asfáltico da pista sentido centro da Avenida Maurílio Biagi, em toda a extensão que foi realizada a obra. Serão realizados no próximo ano mais 1.051,06 metros de interceptor de esgoto na Margem do Córrego Retiro Saudoso, no trecho entre a Avenida Presidente Kenedy e o Bairro Jardim São José.

Córrego do Esgoto – Localizada na Zona Leste de Ribeirão Preto, esta obra de 8.641,48 metros de interceptor de esgoto, que já está em execução, irá trazer melhoria no serviço de esgotamento sanitário à população dos bairros Jardim Helena, Jardim Juliana e Parque dos Servidores, como também irá possibilitar a coleta de esgoto sanitários de áreas habitadas que hoje não são atendidas. Esta obra também foi projetada prevendo um crescimento da cidade nesta região. A zona leste de Ribeirão Preto também está sendo beneficiada por obras na Avenida Alfredo Ravanelli (já concluída),  no Jardim Interlagos, entre outras.

Córrego Palmeiras – Foram executados 1.562,20 metros de interceptor de esgoto na margem do Córrego Palmeiras, melhorando a afastamento do esgoto gerado e coletado na região leste da cidade de Ribeirão Preto e encaminhado a Estação de Tratamento Caiçara.

Córrego Antártica – Com previsão de término em junho de 2017, está obra compreende a execução de 2.216,80 metros de interceptor de esgoto na margem do Córrego Antártica, e tem como objetivo capacitar o serviço de esgotamento sanitário dos bairros Sumarezinho, Jardim Antártica e Vila Monte Alegre. A obra iniciou na Via Francisco Maggioni, na Margem do Córrego Ribeirão Preto, e percorreu a Avenida Antônio e Helena Zerrener, na pista da margem esquerda do córrego. Dentro do escopo da obra está sendo realizado o recapeamento asfáltico da pista sentido bairro da Avenida Antônio e Helena Zerrener.

Simioni – Com previsão de término em junho de 2017, estão sendo executados 2.128 metros de coletor e interceptor de esgoto para melhorar e disponibilizar o atendimento sanitário do Bairro Simioni.

Diversos bairros da zona norte da Cidade de Ribeirão Preto terão seu sistema de afastamento de esgoto reforçados com a execução de 6.426,00 metros de interceptor na margem direita do Córrego Campos. Prevendo o crescimento da cidade ultrapassando a Rodovia Alexandre Balbo, anel viário norte, serão executados 14.023,00 metros de interceptor de esgoto na margem direita do Córrego Macaúbas, que receberá todo o esgoto gerado na referida área de expansão e encaminha-lo até a estação de tratamento de esgoto Ribeirão Preto.

A zona Oeste da cidade receberá 3.321,25 metros de interceptor de esgoto que irão percorrer a margem direita do córrego Laureano, margem direita do córrego Monte Alegre e o Bairro Jardim Itaú. O interceptor na margem direita do Córrego Vista Alegre será prolongado por mais 1.664,00 metros,  atingindo áreas que hoje não são atendidas.

A expansão da zona sul da cidade de ribeirão preto será beneficiada pelo prolongamento por mais 1.549,00 metros do interceptor de esgoto na margem esquerda do Córrego Condanim , e por mais 1.777,34 metros do interceptor de esgoto da margem esquerda do Córrego Limeira.

Também merecem destaque os 4.960,00 metros de interceptor que serão executados na margem esquerda do Córrego Ribeirão Preto, percorrendo as avenidas Eduardo Andréa Matarazzo, Francisco Maggioni, Praça Amin Antônio Calil, Avenida Fábio Barreto e Avenida Jerônimo Gonçalves, região central da cidade. Com os 2.148,11 metros de interceptor a ser executado nas margens do Córrego Califórnia, será atendida a demanda ao serviço de esgotamento sanitário que a região possui e que atualmente não está sendo suprida.

Atualmente estão sendo executados também 3.151,17 metros de interceptor de esgoto na margem do Córrego dos Catetos, esta obra iniciou na Avenida Francisco Junqueira, Margem do Córrego Retiro Saudoso, e se estenderá na margem direita do Córregos dos Catetos, atravessando a Avenida Jesus de Maria Condexa, e prosseguindo até próximo à Avenida Leão XIII.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -