InícioEducaçãoEducação estuda projeto para solucionar ausência de professores em sala de aula

Educação estuda projeto para solucionar ausência de professores em sala de aula

- continua após a publicidade -

A Comissão de Estudos de Atribuição de Aulas da rede municipal de ensino, formada por professores de todos os segmentos da educação municipal e entidades representativas, está trabalhando na elaboração de um projeto que pretende solucionar a grave situação de ausências de professor nas salas de aula das escolas municipais, motivadas por faltas ou licença saúde, em período inferior a 30 dias.

As faltas em período superior a um mês são resolvidas com nova atribuição de aulas a outro professor, de acordo com a legislação vigente. Portanto, a proposta em estudo objetiva suprir a uma necessidade ainda não contemplada.

Denominado “Professor Substituto”, o projeto visa garantir aos alunos o direito ao cumprimento do Calendário Escolar, com 200 dias letivos, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na rede municipal de ensino, a ausência de professores e, consequentemente, a dispensa de alunos, atinge níveis alarmantes. Os dados do mês de junho/2017 refletem a situação.

Das 364.366 horas aula previstas para o período, 20.402 não foram dadas, o que representa 5,6% do total.

O resultado final é o prejuízo na formação dos alunos, o que pode ser demonstrado pelos baixos índices de proficiência dos estudantes, principalmente, nas áreas de língua portuguesa e matemática.

“Analisamos com grande preocupação o fato de nove escolas da rede municipal de ensino terem registrado baixíssimo desempenho no último IDEB, sendo que 48% dos alunos obtiveram desempenho abaixo do adequado em língua portuguesa e 57% abaixo do adequado em matemática”, afirma a secretária da Educação, Suely Vilela.

As demais escolas municipais também apresentam níveis de proficiência preocupantes e precisam ser melhorados.

A problemática é reconhecida pela rede municipal de ensino e está sendo tratada pela Secretaria da Educação com total responsabilidade, dada a importância do tema.

O projeto em estudo propõe uma nova abordagem de gestão educacional, que inclui a figura do professor substituto. A proposta é que este profissional seja aprovado por processo seletivo e receba atribuição de aulas por conjunto de escolas, formado por duas ou três unidades.

Após a atribuição, o professor deverá receber instruções dos coordenadores pedagógicos sobre o projeto pedagógico das unidades escolares. Ao ser chamado para atuar, o mesmo já terá um vínculo com a escola e com o coordenador pedagógico, que o assessorará sobre o trabalho a ser desenvolvido com os alunos.

De acordo com a proposta do projeto, o contato com o profissional para chamá-lo até a unidade escolar poderá ocorrer com a utilização de tecnologias hoje disponíveis, o que agregará agilidade ao processo.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -