InícioEducaçãoCinco dicas para desenvolver seu autoconhecimento

Cinco dicas para desenvolver seu autoconhecimento

- continua após a publicidade -

O autoconhecimento pessoal e profissional hoje é uma competência básica. E também é um fator crítico de sucesso para os jovens ganharem confiança nos caminhos que irão seguir na carreira. Esses são os dois principais objetivos de praticar essa habilidade socioemocional que acelera o desenvolvimento de universitários e recém-formados.

Muitas decisões de carreira são baseadas em fatores externos de influência: status de determinada profissão, se o nome da empresa é mais conhecido, se os cargos são de liderança, além de tendências do mercado e remuneração salarial. Apesar desses fatores terem importância, existem outros elementos subjetivos que o jovem deveria levar em conta no processo de decisão, como explica a diretora executiva da Fundação Estudar, Anamaíra Spaggiari.

“A partir do momento que esse jovem entende os seus valores, suas motivações, onde ele quer chegar, o que no dia a dia brilha seus olhos, ele vai começar a encontrar informações intrínsecas que deve levar em conta no processo de decisão. Com o autoconhecimento aguçado, as pessoas notam o que está dentro delas. E isso é mais importante do que os fatores externos”, explica Anamaíra.

Ainda de acordo com ela, quem investe tempo em autoconhecimento, se sente mais realizado do que os influenciados por status e retorno financeiro. Além de ajudar a identificar as qualidades e dificuldades, alavancando as habilidades.

Pensando em como desenvolver o autoconhecimento, a Fundação Estudar preparou uma lista com cinco dicas para quem quer conhecer mais a si próprio e brilhar na carreira. Confira:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
  1. Fazer um curso online e gratuito
    A Fundação Estudar oferece gratuitamente o curso Autoconhecimento Online Na Prática. São quatro semanas de aulas interativas que te ajudam a refletir sobre seus valores e objetivos e, com isso, encontrar uma trajetória que faça sentido para você. Por meio de atividades como mentoria individual e interação com outros participantes, o aluno descobre o quanto pode se conhecer ainda mais.
  2. Assistir um vídeo do TEDx

Apresentado em 2016 pelo psicólogo experimental Petter Johansson, na Universidade de Uppsala, na Suécia, o TEDx ‘Será que você sabe por que faz o que faz?’ está disponível gratuitamente em vídeo no site oficial do evento, e já foi visualizado mais de um milhão de vezes. Nessa fala de 15 minutos, Petter apresenta experimentos, desenvolvidos em parceria com mágicos, para ilustrar a “cegueira da escolha”, fenômeno de manipulação que ocorre quando acreditamos que estamos recebendo aquilo que queremos, mesmo quando, na verdade, não estamos.

  1. Assistir um documentário

Em Happy, de 2011, o diretor Roko Belic busca desvendar a felicidade. Ele viajou por 14 países — incluindo o Brasil — e entrevistou pessoas vivendo nas mais variadas condições sociais, além de pesquisadores que estudam o tema, para entender o que leva alguém a ser feliz.

  1. Ver um filme biográfico

Dirigido por Sean Penn e baseado no livro de Jon Krakauer, Na natureza selvagem conta a história real de Christopher McCandless, um rapaz recém-formado e de família rica que decide largar tudo e viajar pelos Estados Unidos em busca de autoconhecimento e de uma forma diferente de viver. Lançado em 2008, o filme foi indicado aos Oscar de melhor ator coadjuvante (Hal Holbrook) e melhor edição.

  1. Ler um livro

Maior sucesso do escritor Eckhart Tolle, O poder do agora busca inspiração em diversas correntes espirituais para defender a importância de conhecer e viver o presente para tomar atitudes de transformação de vida. Segundo Tole, o passado e o futuro são criados pelos nossos pensamentos, enquanto o agora é real e pode ser transformado. O livro traz métodos de relaxamento e meditação que ajudam o leitor a se firmar no presente e se libertar de preocupações e ansiedades relacionadas aos diferentes momentos da vida.

Sobre o Estudar Na Prática

O Estudar Na Prática é uma iniciativa da Fundação Estudar que apoia o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens, conectando-os ao mercado por meio de cursos, conferências e conteúdo digital gratuito.

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar contribui para a formação das futuras lideranças transformadoras do Brasil por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Mais informações: www.estudar.org.br.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -