InícioClimaEclipse lunar mais longo do século XXI poderá ser observado em julho

Eclipse lunar mais longo do século XXI poderá ser observado em julho

- continua após a publicidade -

O eclipse lunar mais longo do século XXI, que terá um total de 102 minutos, poderá ser observado em 27 de julho e o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC, no arquipélago espanhol no Atlântico) transmitirá ao vivo desde a Namíbia através do canal “sky-live.tv”.

A transmissão ao vivo deste eclipse total da lua será realizada com a colaboração do projeto europeu STARS4ALL e do Observatório de altas energias HESS, informou nesta sexta-feira o IAC por meio de um comunicado.

Os eclipses lunares acontecem quando o satélite terrestre é ocultado pela sombra da Terra, o que não ocorre todos os meses, porque a órbita lunar está inclinada com relação à da Terra (eclípctica).

Ao contrário dos eclipses solares, os lunares são visíveis desde qualquer lugar do mundo, uma vez que a Lua está sobre o horizonte no momento do eclipse, explicou o Instituto de Astrofísica das Canárias.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em 27 de julho deste ano ocorrerá um eclipse total de Lua com o máximo centrado no Oceano Índico, segundo dados proporcionados pela NASA.

A fase de totalidade do eclipse durará 1 hora e 42 minutos, sendo o mais longo do século XXI, começado às 19h30 GMT (16h30, em Brasília) e a Lua começará a eclipsar-se (entrada na sombra terrestre) às 18h24 GMT (15h24, em Brasília).

Será possível observar desde a América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceânia, e durante a totalidade, será possível comprovar que a Lua não desaparece de vista, mas adquire uma tonalidade avermelhada.

A atmosfera da Terra, que se estende por 80 quilômetros além do diâmetro do nosso planeta, atua como uma lente que desvia a luz do Sol.

Ao mesmo tempo, filtra eficazmente seus componentes azuis e deixa passar somente a luz vermelha que será refletida pelo satélite. Assim, a Lua adquire o resplendor cobreado tão característico, acrescenta o IAC.

Outro evento como este só acontecerá seis meses depois, em janeiro de 2019, comentou no comunicado Miquel Serra-Ricart, astrônomo do IAC.

O astrônomo acrescentou que no transmissão feita desde a Namíbia, a escuridão produzida pelo eclipse permitirá descobrir objetos somente visíveis desde os céus austrais, como as Nuvens de Magalhães.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -