InícioCidadesCemitérios municipais recebem manutenção e reparos para o Dia de Finados

Cemitérios municipais recebem manutenção e reparos para o Dia de Finados

- continua após a publicidade -

O cemitério da Saudade, no Campos Elíseos, mais antigo de Ribeirão Preto, foi inaugurado em 1893. Os 7,6 mil jazigos respondem por 130 mil registros de falecimentos. Desde a semana passada, um batalhão trabalha na pintura interna e externa dos muros, poda de árvores, reparos e manutenção, limpeza e conserto dos túmulos que ocupam uma área de cem mil metros quadrados.

A aposentada Geni Costa, de 68 anos, cuida de 15 túmulos de famílias que a contratam e pagam mensalmente pela limpeza. Nesta época, o serviço dobra, segundo a “zeladora” particular. “Eu venho a semana inteira, me sinto bem trabalhando aqui. A coluna dói, mas dá para tirar uns trocadinhos que ajudam a complementar minha aposentadoria”, conta.

O pedreiro Marcos Roberto faz muito serviço em condomínios residenciais, mas esta semana pegou a reforma de um túmulo para fazer. “Vai ser colocado revestimento cerâmico, depois vou fazer uns reparos embaixo, pintura nos rodapés e fazer a parte de acabamento. Em cemitério é a primeira vez que trabalho, não dá para recusar serviço”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As próprias famílias contratam a mão de obra e pagam pelos serviços particulares. “Tem sepultura muito antiga aqui. Esta, por exemplo, é de 24 de dezembro de 1939”, aponta para a lápide, Adilson Gama Gomes, que é serviços gerais do cemitério da Saudade há 40 anos.

Nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, uma frente pintava os muros internos e externos do cemitério.

Outra trabalhava na capela, que recebe pintura nova para as missas que acontecem no dia de Finados. “Nesta época, temos 40 pessoas trabalhando aqui entre pintores, contratados e terceirizados. Normalmente são 15 funcionários fixos”, ressalta Adilson

Segundo o chefe de Divisão dos Cemitérios Municipais, Manoel Carlos Sabino, os três cemitérios municipais – Saudade, Bom Pastor e Bonfim Paulista – recebem os mesmos preparativos e tratamento nos dias que antecedem Finados.

“O pessoal tem o hábito de lavar sepultura, fazer pintura e reforma porque vai receber visita externa. A gente pede para as pessoas não deixarem para a última hora, porque dois dias antes da celebração de Finados encerram-se todos os trabalhos internos nos cemitérios, para que seja realizada a última limpeza para receber o público em geral”, explica Manoel.

Para o período de preparativos para Finados, os cemitérios municipais funcionam de segunda a sábado, das 7h às 18h. Dois dias antes de Finados as atividades serão paralisadas, com reabertura para visitação no dia 2 de novembro (Finados), das 7h às 18h.

Para o Dia de Finados, os cemitérios contarão com equipes de auxiliares, funerárias, colaboradores, além do apoio da Polícia Militar e de vários órgãos municipais como Guarda Civil Municipal, Fiscalização Geral, Secretaria Municipal da Infraestrutura, Secretaria Municiapl da Saúde, Daerp entre outros.

Por causa da dengue, a orientação é que sejam retiradas as embalagens plásticas que envolvem os vasos de flores e outros objetos que podem acumular água e facilitar a proliferação do mosquito aedes aegipty.

Túmulos mais visitados
O túmulo das “Almas”, espécie de túmulo coletivo e onde são depositados os restos mortais de pessoas sepultadas após alguns anos, é um dos locais mais visitados em Finados. Várias placas são fixadas nas paredes pelas graças alcançadas pelos entes queridos

Os túmulos do “Menino Zezinho”, da “Menina Izildinha”, “Dos Padres”, o Cruzeiro e a Capela do Cemitério também estão entre os pontos mais procurados pelos visitantes.

Novo cemitério na cidade é o Memorial Parque dos Girassóis.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -