Home » Cidades » ‘Albedo’, da Companhia de Dança Siameses, é atração no aniversário de Ribeirão Preto

‘Albedo’, da Companhia de Dança Siameses, é atração no aniversário de Ribeirão Preto

Espetáculo será apresentado no CEU das Artes e no Teatro Municipal, com entrada gratuita

Diversidade e fomento cultural marcam a programação de atividades comemorativas aos 160 anos de Ribeirão Preto.

No mês de junho, diversos espaços culturais sediarão peças teatrais, shows e outras intervenções culturais.

Premiado, o espetáculo ‘Albedo’, da Companhia de Dança Siameses, integra a programação com apresentações no CEU das Artes, no dia 13 de junho, às 19h30, e no Teatro Municipal, no dia 14 de junho, às 20h30.
A entrada é gratuita em ambas as apresentações.

Albedo – No espetáculo é trabalhado um território, simultaneamente imaginário e real, onde o fazer artístico da aniversario_municipal_0206_(2)dança se transforma pelo primado da presença em cena. O que tradicionalmente se chama dança e o que tradicionalmente se chama teatro perde a importância da sua distinção. As máscaras que nos aderem a elas, e que carregam a marca dos teatros de bonecos da tradição popular, aparecem para revelar o que escondemos, e para obscurecer aparências que acreditamos como realidades absolutas.

A Companhia de Dança Siameses nasceu da busca por uma linguagem autoral, através de um processo de síntese, recriação e busca do novo. Diversos saberes e estados de existência em cena, vividos diretamente no corpo do próprio coreógrafo, são partilhados com seus integrantes, buscando retraduzir informações, que vêm da sua necessidade incessante por um processo criativo, mas que também refletem um longo percurso, em companhias e em trabalhos solos no Brasil e na Europa.

Os novos estados de percepção vividos pelos interpretes almejam provocar no espectador uma reverberação imediata, que o leve a considerar e repensar sua própria estrutura perceptiva. É desejado que o espectador vá além do estado de mero observador do desenvolver coreográfico, para um estado que além de estético, seja também ético, que o leve a se colocar diante do corpo e de sua razão silenciosa.

Comente

Deixe uma resposta